Caixa passa a usar signo do zodíaco no cadastro de clientes

A Caixa Econômica Federal admitiu coletar e armazenar informações sobre o signo do zodíaco dos seus correntistas e clientes. A gente explica o motivo

Por: - 5 meses atrás

Pixabay

Big data é um termo que descreve o grande volume de dados — tanto estruturados quanto os nãos estruturados — que impactam as pessoas ou mesmo empresas diariamente. Mas não é a quantidade de dados disponíveis que importa; é o que as organizações fazem com eles. Big data pode ser analisada para obter insights que levam a decisões melhores e ações estratégicas de negócio. E esse dado poderia ser o seu signo do zodíaco?

A resposta é sim. Recentemente, a Caixa Econômica Federal incluiu a informação signo do zodíaco na lista de dados sobre os seus correntistas.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A informação chamou a atenção de alguns correntistas do banco nos últimos durante o saque do PIS. Muitos deles notaram que os formulários de preenchimento para ter acesso ao benefício incluía a curiosa informação sobre o signo do zodíaco. E não tardou para imagens do curioso dado ganhar as redes sociais.

Caixa admite 

Em nota enviada à Consumidor Moderno, a Caixa Econômica Federal admitiu o uso do signo do zodíaco do cliente e informou que o dado é utilizada para auxiliar na identificação do cliente em caso de eventuais fraudes.

Em linhas gerais, segundo a assessoria de imprensa do banco, o uso do dado funcionaria da seguinte maneira: se uma pessoa tenta se passar por outra em uma agência bancária ou qualquer canal de comunicação do banco, o atendente poderá utilizar ou questionar o suposto cliente sobre o seu signo – algo que muitas pessoas normalmente conhecem. O erro pode ser um forte indício de a Caixa estaria diante de uma fraude. “Por fim, o banco esclarece que a informação do signo é obtida automaticamente pelo sistema do banco, a partir da data de nascimento do cliente”, informou.

Outra possível finalidade comentada pela assessoria de imprensa é o uso do signo do zodíaco para ações de marketing com o consumidor. Será que teremos um mapa astral para identificar o melhor momento para investimento ou a melhor época para a obtenção de empréstimos? Olho nos astros!