Metade do setor industrial ainda vai investir em digitalização em 2018

Pesquisa mostrou crescimento no número de empresas que já utilizam ferramentas digitais. Aposta é no processo de produção e desenvolvimento de produtos

Por: - 5 meses atrás

Crédito: Shutterstock

Há muito se discute a digitalização da indústria, que estaria no caminho para se tornar 4.0. Nos últimos dois anos, o setor vem investindo em novas tecnologias. Um levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostrou que a proporção de empresas que estão apostando na digitalização vem crescendo. Em 2018, 48% dos empresários do setor industrial pretendem investir na digitalização de processos.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O número de grandes indústrias que utilizam pelo menos uma das 13 tecnologias consideradas na pesquisa cresceu 10%. No início de 2016, 63% das empresas analisadas investiam neste tipo de inovação. A proporção subiu para 73% na última pesquisa da CNI. “Esse cenário demonstra que as empresas ainda estão no estágio inicial da migração para a digitalização”, afirma Renato da Fonseca, gerente-executivo de pesquisa e competitividade da CNI.

Aposta na eficiência

A indústria apostou na modernização para ser mais eficiente na produção, além de melhorar a gestão dos negócios. Entre as que já usam tecnologias digitais, 90% possuem ferramentas usadas no processo de produção. Pouco mais da metade – 58% – aplicam a tecnologia no desenvolvimento de produtos. Um terço ainda investe em novos modelos de negócio.

O recurso digital mais popular são os sensores que controlam os processos de produção. A tecnologia é usada por 46% das empresas. A automação foi o tipo de inovação que mais se popularizou desde 2016. Dois anos atrás, 15% das indústrias usavam este tipo de ferramenta, que hoje é explorada por 30% das empresas ouvidas. “É um caminho natural – as empresas experimentam, observam os resultados e tendem a sofisticar os investimentos aos poucos”, explica Fonseca.

Motivação

O que levou a indústria a investir na digitalização do negócio foi, principalmente, a expectativa de retomada da demanda. Entre as empresas que pretendem investir em tecnologias digitais, 69% indicaram que suas decisões de investimento foram estimuladas pela demanda de 2018. Já para 18%, a demanda foi a razão para não investir.