Inflação em supermercados paulistas tem o maior aumento da história

Levantamento da APAS, em parceria com a FIPE, mostrou que os preços subiram até 21% em junho. Leite e Aves impulsionaram o aumento

As compras do mês ficaram mais caras em junho. O Índice de Preços dos Supermercados (IPS) subiu 3,55% na comparação mensal no estado de São Paulo. O número representa o maior aumento da série histórica para um mês. Com o resultado, o acumulado de 2018 apresenta inflação de 3,25%. Antes, o índice calculado pela Associação Paulista dos Supermercados (APAS) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apresentava deflação de 0,29%.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Em maio, apenas oito das 27 subcategorias que compõem o IPS apresentaram aumento. Já no mês passado, o movimento aconteceu na direção contrária. Apenas duas categorias – doces e bebidas alcóolicas – tiveram queda nos preços. “Este movimento de alta dos preços também ocorreu para boa parte dos hortifrutigranjeiros, assim como dois itens mais queridos dos brasileiros: arroz e feijão”, explica Thiago Berka, economista da APAS.

Vilões

Leite e Aves puxaram a inflação de junho. O primeiro item teve aumento médio de 19,18% nos preços no mês passado. Em maio, o crescimento foi o segundo maior da lista – 4,31%. O preço do leite já subiu 36,23% neste ano. Já o preço das aves vinha diminuindo, mas teve aumento de 21,10% em junho. No acumulado do ano, o item tem inflação de 4,21%. Por outro lado, economista da APAS acredita na diminuição do ritmo de aumento dos dois itens em julho.

A APAS estima que a inflação nos supermercados deve encerrar 2018 com alta de até 4%. “Para que isso aconteça, confiamos que a safra brasileira será a segunda melhor da história”, comentou Berka, que mostrou sinais de otimismo para inflação mais controlada em julho. “Nas primeiras semanas do mês de julho os preços no atacado começaram a melhorar, principalmente o frango e o leite”, completa.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS