Volvo e LEGO criam retroescavadeira inteligente

Empresas contam com a ajuda de crianças para criar veículo autônomo. Apelidada de Zeux, máquina faz “contato visual” e é 100% elétrica

Por: - 5 meses atrás

Uma parceria entre Volvo e LEGO fez uma brincadeira de criança virar realidade. As duas empresas se juntaram para desenvolver a Zeux, uma retroescavadeira pensada por um grupo de crianças. Com as ideias dos pequenos, os especialistas criaram uma máquina que não precisa de operadores.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno

“Eles acharam que estavam dando um feedback sobre o modelo LEGO (que será lançado em agosto), mas ao mesmo tempo deram um feedback para a construção da máquina em si”, explicou Arvid Rinaldo, gerente de comunicação estratégica da Volvo, em um vídeo.

The Eye e Drone

Quando falamos sobre o jeito que a Zeux se locomove, logo pensamos em vários sensores escondidos. Mas, graças às crianças, a máquina dispensa esse conceito e deixa à mostra os equipamentos que ajudam o veículo a se localizar. O grupo decidiu uma funcionalidade importante do veículo – ele é capaz de fazer “contato visual”.

As crianças definiram a posição do braço ajustável da câmera que ajuda a guiar a máquina. A função foi apelidada de “The Eye”, ou “O Olho”. Graças ao The Eye, a Zeux faz “contato visual” com os humanos, já que todos sabem para onde a atenção do veículo está voltada. Além da câmera, um drone também ajuda na localização. O equipamento sobrevoa a retroescavadeira o tempo todo, avisando sobre tudo que está ao seu redor.

Comparação

Ok, mas por que essa máquina pode ser melhor que as retroescavadeiras comuns, que precisam de um operador? Na verdade, o veículo desenvolvido pela Volvo em parceria com a LEGO pode alcançar lugares que as máquinas tradicionais não conseguem, graças a uma tecnologia que altera o centro de gravidade automaticamente.

Além disso, a retroescavadeira é 100% elétrica e usa um motor em cada roda. Cada um dos quatro motores que garantem tração em todas as rodas possui 25kW de potência. Para se equilibrar, a Zeux tem sensores nas rodas, algo que a fabricante compara com pés humanos. A bateria, que pesa 1.500 kg, dá uma autonomia de até cinco horas ao veículo.