Prêmio Whow! reconhece as empresas mais inovadoras do Brasil

Em iniciativa inédita, o Prêmio Whow! de Inovação reconhece as organizações que mais geram inovação de impacto no País. Fora isso, iniciativa premia as mulheres mais inovadoras do Brasil. Veja

Por: - 1 ano atrás

O Whow! Festival de Inovação contou com uma noite especial em seu primeiro dia. Pela primeira vez, foi realizado o Prêmio Whow! de Inovação, estudo desenvolvido pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) com o apoio e a parceria da Dom Strategy Partners e da Stilingue. Iniciativa inédita no Brasil, seu grande objetivo é identificar e reconhecer as empresas que foram protagonistas na geração de produtos, serviços e ideias inovadoras em 2018.

Para Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, é imprescindível falar de inovação no Brasil. Pensando em um país que foi impactado pela greve dos caminhoneiros e tem questões complicadas de produtividade quando pensamos em Copa, essa cultura é altamente necessária. “Precisamos fazer inovações sistêmicas que inovem o dia a dia das empresas, dos clientes e da sociedade”, destaca. “Parabéns a todos que conseguem fazer a diferença em um país como o nosso”.

O estudo

O processo que deu vida ao estudo foi dividido em duas etapas. Primeiro, foi realizado um levantamento por meio da plataforma Stilingue Inteligência Artificial, de empresas que tenham sido associadas com produção ou repercussão de inovações em notícias, redes sociais, blogs, fóruns e diversas outras fontes de informação digital. Nesse levantamento, foram capturados dados de 1925 empresas.

“Essa escolha foi bastante interesse porque possibilitou que a pesquisa fosse iniciada sem nenhum tipo de viés”, explica Rodrigo Helcer, CEO da Stilingue. “A sementinha da pesquisa foi toda a conversa existente sobre inovação”.

Nesse sentido, o diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão, Jacques Meir, reforça como essa característica é importante, já que nenhuma lista definida de empresas deu o start do levantamento. “Foi uma oportunidade para realmente nos debruçarmos e entendermos quem faz inovação no Brasil”, destaca. “Oferecendo um estudo como esse, conseguimos fomentar mais iniciativas desse tipo no país”.

Após um filtro aplicado pelo CIP considerando a aderência das inovações com a metodologia do estudo, foi definido um shortlist com 246 empresas que foram divididas em 37 segmentos.

Na segunda etapa, grandes profissionais do mercado brasileiro, especialistas no tema da inovação, formaram a “comissão de mentes brilhantes”. Esse grupo avaliou a capacidade inovadora de cada empresa de acordo com os critérios:

* Relevância da inovação;
* Impacto da inovação para stakeholders;
* Diferenciação da concorrência;
* Ganho de mercado;
* Pipeline de inovação;
* Escalabilidade

Para concluir o estudo, foi aplicado um algoritmo que mensurou o índice de inovação de cada empresa, gerando a lista de vencedores em cada uma das 37 categorias, além da empresa Whow! 2018.

Confira quais são as vencedoras:

Agências de Marketing e Comunicação – Almap BBDO

Alimentos e Bebidas – Coca-Cola

Automóveis – Mercedes-Benz

Bancos – Itaú Unibanco

Benefícios – Alelo

Bens De Consumo/Higiene E Limpeza – Unilever

Cartões de Crédito – Mastercard

Companhias Aéreas – LATAM

Construção Civil – MRV Engenharia

Consultorias – Accenture

Contact Center/BPO – Flex Relacionamentos Inteligentes

Educação – Manual do Mundo

Energia E Utilities – Elektro

Entretenimento – Netflix

Fidelidade – Max Milhas

Fintechs – Nubank

Indústria – 3M

Meios de Pagamento – PagSeguro

Mobilidade Urbana – Uber

Redes Alimentícias – Mc Donald’s

Redes Sociais – Facebook

Saúde – Dr. Consulta

Saúde – Operadoras – Sul América Saúde

Seguros e Previdência – Porto Seguro

Serviços – WeWork

Serviços Digitais – Movile

Serviços sob Demanda – iFood

Tecnologia – Big Data/IA – Microsoft

Tecnologia – Plataformas – Google

Tecnologia – Software – TOTVS

Telecom – Vivo

Varejo – Cosméticos – Natura

Varejo – Eletrodomésticos – Magazine Luiza

Varejo – Marketplace – Amazon

Varejo – Moda – Nike

Varejo – Super e Hiper – Pão de Açúcar

Varejo Diversos – Raia Drogasil

Empresa Whow! 2018: Amazon

Confira as fotos dos vencedores

 

Prêmio Whow! Mulheres Inovadoras

Analisando a cultura da inovação por outra perspectiva, dentro da iniciativa e da plataforma Whow!, o CIP desenvolveu o Prêmio Whow! Mulheres inovadoras 2018. Num movimento inédito em nosso país, a premiação reconhece as mulheres com os cases de inovação mais relevantes no mercado nacional.

As mulheres têm papel fundamental na inovação de uma sociedade e, ainda assim, lidam com problemas ligados a equidade de gênero. Independente das desigualdades, as empreendedoras são protagonistas dessas transformações e fazem a diferença na vida de todos.

O processo de avaliação primeiro levou em consideração as indicações de nomes que sejam protagonistas de cases de inovação já reconhecidos por profissionais do mercado nacional. Após receber todos os nomes, o CIP enviou  convites para que se inscrevessem neste reconhecimento especial. Também foi publicado digitalmente  um formulário no qual qualquer mulher poderia inscrever seu case e concorrer ao reconhecimento.

Na segunda etapa, assim como na avaliação das empresas, para formar a “comissão mentes brilhantes”, foram convidadas mulheres de grandes destaque no mercado que avaliaram todos os cases sob os seguintes critérios:

* Relevância da inovação;

* Eficácia da inovação;

* Poder de transformação;

* Inspiração

Para concluir o estudo, foi aplicado um algoritmo que mensurou o índice de inovação de cada case, gerando a lista de vencedoras do prêmio Whow! Mulheres inovadoras 2018.

Conheça as vencedoras:

Empreendedorismo – Fabíola Paes, cofundadora da Neomode

Ciência e tecnologia – Joana D’Arc, Professora e Pesquisadora – Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (Centro Paula Souza)

Liderança – Dani Junco, CEO B2Mamy

Continue acompanhando as novidades do Whow! e não perca as matérias especiais com os detalhes de cada prêmio.