Muito além do iFood: entenda o ecossistema de empresas da Movile

Entenda como a empresa expandiu seus negócios e se tornou líder em marketplaces móveis no Brasil. Visitamos o escritório do negócio em São Paulo

Por: - 5 meses atrás

A Móvile deixou de ser uma ideia há 20 anos atrás, em 1998, quando iniciou suas atividades como uma empresa fornecedora ringtones, que era uma das poucas coisas personalizáveis em celulares antigos. De lá pra cá, muita água passou por baixo da ponte e a organização despontou como líder em marketplaces móveis. Para se ter uma noção, 150 milhões de pessoas passam por pelo menos uma das plataformas pertencentes ao grupo mensalmente. A mais conhecida delas é a iFood, que recebeu investimento do grupo em 2013.

Para Matheus Fonseca, analista de Employer Branding da Movile, a inovação foi propulsora importante para o tamanho que o grupo atingiu posteriormente. “Pra gente a inovação não é um diferencial, pois isso é algo básico para sobreviver no mercado de hoje. A Movile surgiu como uma empresa de SMS e, quando abriu o aplicativo em 2008, nosso negócio estava fadado a acabar. Inovar passou por coisas simples, desde diminuir hierarquias até a desburocratização de vários processos”.

Como é trabalhar lá?

Com uma cultura open space, com poucas paredes marcando os ambientes, a empresa está no ranking Great Places to Work, na 11ª colocação. O ambiente colorido faz referência aos negócios conduzidos pelo grupo e possui grandes painéis que distribuem metas atingidas e números a alcançar em 2018.

Quem se destaca em sua função recebem uma caricatura personalizada de super-herói pela contribuição que trouxe. No centro do painel, há um painel interativo de lego que apresenta as empresas que atuam de forma conjunta com o grupo. Espaços de meditação, jogos e cerveja gelada estão disponíveis para colaboradores relaxarem.

Ecossistema de empresas

Embora seja constantemente associada ao iFood, o grupo vai muito além da plataforma de entrega de comida. A plataforma possui aplicativos e serviços que se distribuem em diversas áreas da vida do consumidor, como Education & Care (Playkids), entregas (Rapiddo) e tickets (parceria com Ingresso Rápido).