O Spotify e a nova lei de proteção de dados da Europa
A coleta e análise de dados virou moda entre as empresas. No entanto, justamente quando essa prática começava a ficar popular, há uma novidade: a nova lei de proteção de dados europeia
O universo de coleta, uso e análise de dados está se tornando uma rotina dentro de muitas empresas. Mas, naturalmente, existem ainda muitas dúvidas sobre curar e, acima de tudo, cuidar dessas informações – ainda mais se o dono do dado for justamente o consumidor. Essa preocupação foi um dos assuntos do painel Big Data, Analytics, BI, Data Lake. A pergunta é: você está fazendo isso direito?
A conversa no palco foi conduzida por Ricardo Santana, líder em data e analytic e membro do comitê de inovação da KPMG. Ele fez uma série de reflexões e comentários sobre o momento dos dados digitais. “O que fazemos com esses dados? Por que o uso de smart analytics é tão essencial? Quem está coletando esses dados? Quem verifica a qualidade dessas informações? As empresas estão adotando estratégias de longo prazo dentro do mundo digital? Mais: a empresa possui uma política de privacidade de dados?”, questionou Ricardo para o público e os convidados.
André Gentili, diretor de tecnologia da Flex Relacionamentos Inteligentes, explicou que o relacionamento com o cliente hoje passa por um grande desafio. Segundo ele, é preciso manter o contato constante com o cliente, evitando assim desgaste com o cliente por meio de perguntas repetitivas e, claro, oferecendo um produto ou serviço muitas vezes sem que o cliente faça o seu pedido.
“É fácil para o dono da padaria. O cliente entra na loja e logo pede: ‘me dá o pãozinho de sempre’. O cara da padaria entende o pedido e entrega aquilo que o consumidor não disse. As novas tecnologias tornaram esse tipo de relacionamento mais fácil para empresas com uma grande quantidade de cliente. O big data permite armazenar contexto, o perfil, entre outras informações”, disse.
Em meio a esse turbilhão de informações digitais, Gentili afirma que as recentes premissas sobre o consumidor em tempo digital também passam por uma revisão de comportamento. Diziam, por exemplo, que o jovem preferia o autosserviço. Por outro lado, o mais velho prefere o atendimento humanizado. Hoje, no entanto, esses cenários não são considerados tão verdadeiros assim . Na verdade, os consumidores de diferente adotaram um comportamento muito parecido, inclusive os mais jovens e os mais velhos. “Lembro de um comercial de um banco que exibiu senhoras usando o smartphone. Isso está ocorrendo com todo mundo”, disse Gentili.
Linguagem natural
Rodrigo Helcer, fundador e CEO da Stilingue, afirma que essas diferentes pessoas criaram um desafio para as grandes empresas. Afinal, o comportamento digital pode até ser mais ou menos parecido, mas isso não significa que as pessoas utilizam a mesma linguagem e os mesmos códigos – e sem esquecer dos emojis.
“O grande desafio é entender e manter o contexto de uma troca de informações com o cliente feito por robôs no nosso idioma. Hoje, nem todo o atendimento possui o que chamamos de processo dentro de uma linguagem natural, algo importante para uma comunicação feita em chats com robôs. A Stilingue investe em uma linguagem informal dentro do modelo SQN, o famoso ‘Só que Não’”, brincou Helcer.
Comunidades
Outra informação coletada a partir do cruzamento de informações e comentada por Helcer diz respeito ao influenciadores, blogueiros ou Youtubers. Segundo ele, essas pessoas são importantes, mas eles não existiriam sem algo ainda mais poderoso: a comunidade. “Tem um tema muito interessante que é a comunidade e que ninguém fala. Essa, por exemplo, é a missão do Facebook. Não existe influenciador sem comunidade. Não existe cantor de banheiro sem uma comunidade”, disse.
Quem está construindo uma comunidade realmente relevante na internet (e com valor) é o Portal Minha Vida. A editora do portal Carolina Serpejante falou das iniciativas da empresa, o que inclui até mesmo análise de dados de navegação para verificar, entre outras coisas, qual o dia em que o consumidor está mais ansioso. “Os dados nos permitiram conhecer o nosso público e como eles acessam o nosso site. Para os usuários cadastrados, eu procuro fragmentos de navegação que me indicam o que a pessoa procurou no site. Dessa forma, eu ofereço notícias que naturalmente irá me dizer se uma pessoa é diabética, por exemplo”, disse.
Lei de proteção de dados
Outro assunto comentado no painel foi o impacto da lei de proteção de dados da Europa e a legislação aprovada no Brasil e que ainda depende de sanção do presidente, Michel Temer.
Na avaliação de Gentili, da Flex, a nova lei vai mudar a forma de trabalhar, mas, ao menos por enquanto, nenhuma empresa realmente preocupada com isso. “A nova lei de proteção de dados defende a ideia de que você é você mesmo. No caso da norma brasileira, ela é mais focada para os negócios, ou seja, basicamente ela indica que uma empresa depende do “aceite” para usar as informações de uma pessoa. Se estou no banco e eu forneço os meus dados, a empresa deve dizer o que ela irá fazer com essas informações. Basicamente, a nossa lei é de opção.
Helcer tem uma visão interessante sobre o possível impacto da legislação tanto europeia quanto a brasileira na vida do consumidor. Um exemplo de transformação a partir da nova seria a relação das pessoas com o streaming de música Spotify. Segundo ele, a experiência de ouvir música seria totalmente diferente do modelo atual e, em tese, teria alguma semelhança com os primórdios da plataforma de música. Isso ocorreria pela impossibilidade de analisar os dados de uma pessoa na plataforma, o que impediria a tecnologia de customizar o Spotify a partir dos seus gostos”, disse.
“Se você dizer ‘não’ para o uso de dados, o streaming vai voltar para a experiência de ouvir música dos anos 1990. Particularmente, eu não acredito que vamos nos adaptar, mas essa é uma visão de momento. Penso que isso terá um efeito contrário, pois isso vai resultar em uma perda de qualidade, vai ficar chato e não valerá os 9 dólares”, disse.
A Padrão Editorial EIRELI (Grupo Padrão), fundada em 1998, é uma empresa com foco no público corporativo, com um portfólio completo de eventos líderes de mercado e de serviços de informação qualificada: mídias, conteúdos, estudos, pesquisas e insights.
A empresa leva a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério. Este documento reitera o comprometimento legítimo do Grupo Padrão, com seus clientes e visitantes e explica o tratamento de seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
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CONCEITOS BÁSICOS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?
A fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
Termo
Conceito
Dado Pessoal
São informações relacionadas pessoas físicas e que sejam capazes de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Por exemplo: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo, etc.
Tratamento
É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Este termo (e outros derivados dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.
Titular
É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.
Empresa/Controlador
Somos nós, O Grupo Padrão. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Operador
Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Encarregado
Possui a função de atuar como canal de comunicação entre instituição, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Política
É esta Política de Privacidade.
QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS A EMPRESA TRATA?
Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Empresa os coleta atendem aos princípios da transparência, finalidade e legitimidade. Temos o intuito de oferecer melhorias em nossos serviços jurídicos e utilizamos dados fornecidos diretamente por você.
Listamos abaixo as situações em que nós podemos tratar seus Dados Pessoais:
Finalidades de Tratamento
Tipos de Dados Pessoais Utilizados
Efetuar cadastro em nosso website para que Você possa realizar a compra de nossos produtos, em nossa aba Entrar/Cadastrar.
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2 – Data de Nascimento
3 – Endereço
4 – CPF
5 – Telefone Fixo e Celular
6 – E-mail
É Importante lembrar que você é o responsável pela veracidade e precisão dos dados informados e pode sempre nos contatar para retificá-los ou mantê-los atualizados.
Informamos que os Dados Pessoais coletados neste ambiente estão sob os nossos cuidados e responsabilidade, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão feitos dentro dos limites e propósitos dos negócios descritos nesta Política.
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COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Seus Dados Pessoais não são comercializados com terceiros, apenas compartilhamos com a CIELO S.A. para fins de pagamento do carrinho de compras sendo que a CIELO S.A. tratará seus dados como Operadora. A Política de Privacidade da CIELO S.A. poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.cielo.com.br/privacidade/ . Lembramos que a empresa indicada atua enquanto operadora de dados e, portanto, somente podem tratá-los para os fins já estabelecidos e nos termos da respectiva Política.
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
Seus Direitos
Explicação
Confirmação e Acesso
Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.
Correção
Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação
Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais desnecessários, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão.
Portabilidade
Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando a sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre o compartilhamento
Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas em que ocorre uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do requerimento, podemos limitar as informações fornecidas a você, caso a divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios.
Informação sobre a possibilidade de não consentir
Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.
Revogação do consentimento
Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
Oposição
A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.
IMPORTANTE:
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, a Empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação de retenção de dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
A Empresa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.
Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.
COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratado. Entre as medidas de segurança implementadas estão a implementação de controle de acesso dos usuários e ambientes de tratamento de dados e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls, Antivírus), entre outros controles de segurança da informação.
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da Empresa e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados com a Empresa, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.
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