Indra Nooyi vai deixar o comando da PepsiCo em outubro

Executiva será substituída por Ramon Laguarta, que será o sexto presidente da gigante que teve faturamento de US$ 63 bilhões no ano passado

Indra Nooyi vai deixar a presidência da gigante PepsiCo Inc. e o posto de uma das CEOs mais proeminentes dos Estados Unidos. A executiva ficará no cargo até outubro e no conselho de administração até 2019. Depois será substituída por Ramon Laguarta, que será o sexto presidente ao longo dos 53 anos de história da companhia.

Nooyi é a primeira CEO estrangeira e a primeira mulher a presidir a PepsiCo, que teve faturamento de US$ 63 bilhões no ano passado. Ao longo de seus 24 anos na empresa — 12 como CEO —, a executiva ajudou a unidade de batatas Lay a crescer em uma indústria desafiadora e inseriu bebidas e salgadinhos mais saudáveis em um portfólio que inclui Cheetos e Mountain Dew. As ações da empresa subiram 78% desde que Nooyi assumiu o posto, em 2006, de acordo com a BBC.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

“Foi ótimo o período como CEO, mas, em algum ponto você para pensar que é importante fazer uma transição ordenada e ter alguém que assuma a liderança da companhia”, disse a executiva em entrevista à Bloomberg. “Ser CEO requer pernas fortes e eu sinto que corri uma maratona; agora está na vez de outra pessoa com pernas mais fortes e olhos mais sagazes assumir a empresa.”

Laguarta comandou as divisões europeia e da África sub-saariana e, antes de entrar para a PepsiCo há 22 anos, o executivo trabalhou na fabricante de pirulitos Chupa Chups.

 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS