Elon Musk cogita fechar o capital da fabricante de carros elétricos Tesla

Valor de mercado da empresa chegaria a US$ 82 bilhões. Leia, na íntegra, a carta do CEO enviada aos funcionários, na qual explica a sua intenção

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Elon Musk, CEO da Tesla, escreveu no Twitter, nesta terça-feira, 7, que está pensando em fechar o capital da companhia e assim colocar um ponto final nos questionamentos sobre a recente perda de receita da empresa. O anúncio pegou os investidores de surpresa, e as ações subiram quase imediatamente.

Na mensagem, Musk diz que compraria cada papel por US$ 420. Se for concretizada a negociação, a soma das ações com as dívidas levaria o valor de mercado da fabricante de carros elétricos a US$ 82 bilhões. Às 15h41 do horário de Brasília, os papéis da companhia eram negociadas a US$ 366,94.

A principal dúvida é como Musk conseguiria levantar cerca de US$ 50 bilhões para comprar os papéis que estão em circulação no mercado.

Musk já disse publicamente que se arrependeu de ter aberto o capital da Tesla em 2010. Em entrevista à Bloomberg News, em janeiro de 2015, o executivo falou sobre a vantagem de comandar a Space Exploration que não tem ações negociadas na bolsa. “Há muito barulho em torno de empresas públicas, e as pessoas estão constantemente comentando sobre o valor das ações e de mercado”, afirmou.

Leia, na íntegra, o e-mail enviado por Musk aos funcionários da Tesla:

Hoje, eu anunciei que estou considerando fechar o capital da Tesla por US$ 420 por ação. Eu queria que vocês soubessem meu raciocínio para isso e por que acho que esse é o melhor caminho a seguir.

Primeiro, uma decisão final ainda não foi tomada, mas a razão para isso é criar o ambiente para a Tesla operar melhor. Como empresa pública, estamos sujeitos a grandes oscilações no preço de nossas ações, o que pode ser uma grande distração para todos que trabalham na Tesla, todos acionistas. Ser pública também nos sujeita ao ciclo de lucros trimestrais que coloca uma enorme pressão sobre a Tesla para tomar decisões que podem ser adequadas para um determinado trimestre, mas não necessariamente corretas para o longo prazo. Finalmente, ser pública significa que há um grande número de pessoas que têm o incentivo para atacar a empresa.

Acredito fundamentalmente que estamos no nosso melhor quando todos estão focados na execução, quando podemos permanecer focados em nossa missão de longo prazo e quando não há incentivos perversos para as pessoas tentarem prejudicar o que todos estamos tentando alcançar.

Isso é especialmente verdadeiro para uma empresa como a Tesla, que tem uma missão de longo prazo e voltada para o futuro. A SpaceX é um exemplo perfeito: é muito mais eficiente em termos operacionais, e isso se deve em grande parte ao fato de ser privada. Isso não quer dizer que não faz sentido para a Tesla ser privada no longo prazo. No futuro, quando a Tesla entrar em uma fase de crescimento mais lento e previsível, provavelmente fará sentido retornar ao mercado de capitais.

Aqui está o que eu imagino que significaria ser privada para todos os acionistas, incluindo todos os nossos funcionários.

Primeiro, gostaria de estruturar isso para que todos os acionistas tenham uma escolha. Ou eles podem ficar investidores em uma Tesla privada ou podem ser comprados a US$ 420 por ação, o que é um prêmio de 20% sobre o preço das ações após a nossa chamada de lucros do segundo trimestre (que já havia aumentado em 16%). Minha esperança é que todos os acionistas permaneçam, mas se eles preferirem ser comprados, isso permitirá que isso aconteça com um bom prêmio.

Em segundo lugar, minha intenção é que todos os funcionários da Tesla permaneçam acionistas da empresa, exatamente como é o caso da SpaceX. Se fôssemos privados, os funcionários ainda poderiam vender periodicamente suas ações e exercer suas opções. Isso permitiria que você ainda compartilhasse o crescente valor da empresa que todos vocês trabalharam tão arduamente para construir com o tempo.

Em terceiro lugar, a intenção não é mesclar a SpaceX e a Tesla. Eles continuariam a ter estruturas separadas de propriedade e governança. No entanto, a estrutura prevista para a Tesla é similar em muitos aspectos à estrutura da SpaceX: os acionistas externos e os acionistas dos funcionários têm a oportunidade de vender ou comprar aproximadamente a cada seis meses.

Finalmente, isso não tem nada a ver com acumular controle para mim mesmo. Eu possuo cerca de 20% da empresa agora, e não imagino que seja substancialmente diferente depois que qualquer acordo for concluído.

Basicamente, estou tentando realizar um resultado em que a Tesla possa operar no seu melhor, livre de tantas distrações e pensamentos de curto prazo quanto possível, e onde haja tão pouca mudança para todos os nossos investidores, incluindo todos os nossos funcionários, que possível.

Essa proposta de privatização seria finalizada por meio de votação de nossos acionistas. Se o processo terminar da maneira que espero, uma Tesla privada acabaria sendo uma enorme oportunidade para todos nós. De qualquer forma, o futuro é muito brilhante e vamos continuar lutando para alcançar nossa missão.

Obrigado,
Elon