Cabeceira CM: confira títulos indicados por executivos em setembro

Líderes de KPMG, Minuto Seguros e Itaú indicam livros importantes que inspiraram suas trajetórias pessoais e profissionais

Por: - 2 meses atrás

Um livro pode mudar o rumo da sua vida. Qual título mudou o rumo da sua? A Consumidor Moderno foi atrás de indicações que passeiam pelas cabeceiras de diferentes executivos entrevistados em matérias da revista. A ideia é sugerir as inspirações de mentes inovadoras do mundo corporativo. No mês de setembro, além da indicação da redação, contribuíram Luciene Magalhães, Líder do segmento de Seguros da KPMG no Brasil; Luiz Fernando Butori, diretor do Itaú Unibanco e Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno

Confira os títulos e a justificativa de cada escolha:

Indicação da redação: Marketing, Comunicação, Educação e Inovação – Novos Olhares
Autores: Mitsuru Yanaze e Felipe Chibás (organização)

Entre os tópicos específicos presentes nos capítulos estão os da estratégia dentro e fora da web no momento atual, ética nos novos ecossistemas tecnosociais, comportamento colaborativo do novo consumidor, economia circular e criativa, formação de professores que conduza à inovação, metodologias de criatividade e inovação na educação, pós-humanismo utilização de equipamentos mobile na educação e projetos socioculturais, sensibilidade digital, gestão de projetos educativo-culturais na época atual, redes sociais digitais, nanotecnologia e inovação e seus impactos no mercado de trabalho, entre outros.

Livros: Open Organizations – Ignition Passion and Performance (James M. Whitehurst) e Gestão da Singularidade (Eduardo Carmello)
Indicados por: Luciene Magalhães, Líder do segmento de Seguros da KPMG no Brasil

“Executivos normalmente têm diversos assuntos onde devem buscar o aprimoramento e as bases que justifiquem determinadas tendências. Não diria que há livros que inspiram a vida mas sim livros que inspiram os determinados momentos de nossas carreiras/vidas sempre em busca de aprimoramento e ensinamentos.

Atualmente estou lendo dois livros:

1- Open Organizations – Ignition Passion and Performance
2- Gestão da Singularidade

Dois conteúdos diferenciados que se complementam porque abordam as capacidades humanas, as iniciativas, a paixão quando há adesão aos compromissos. Tratam ainda sobre controles, recompensas e contribuições e como colaboradores se movem entre as capacidades e fazem suas escolhas contribuindo para o ambiente. Abordam os mais diversos conceitos que estruturam uma cultura organizacional. Acredito que boa parte dos conteúdos me ajudam a perceber competências diferenciadas fazendo com que minhas capacidades sejam aprimoradas.”

Livro: The Happiness Hypothesis (Jonathan Haidt)
Indicado por: Luiz Fernando Butori, diretor do Itaú Unibanco

‘Você deve aprender sobre o terreno, escolher uma direção, encontrar alguns bons companheiros e aproveitar a viagem, porque pode não haver nada no fim da estrada’ Jonathan Haidt- “The Happiness Hypothesis”

Se posso dizer que um livro influenciou minha vida, o mesmo tem o nome de “The Happiness Hypothesis”. Ele trata de felicidade e bem-estar, realização pessoal e profissional. É um livro sobre dez grandes ideias e descobertas ao longo do tempo e das civilizações, para nos questionarmos sobre o que se sabe de pesquisas científicas e extrair lições que ainda se aplicam às nossas vidas modernas. Um livro sobre felicidade no mundo real, sobre a modernidade, sem romantizar ou florear o conceito. O autor, Jonathan Haidt, professor de psicologia, fala sobre moral, emoções e os fundamentos intuitivos das nossas contradições e diferentes visões de mundo.

Através de teorias sobre felicidade e bem-estar, aprendemos que através de apegos a pessoas, objetivos e prazeres, a vida deve ser vivida ao máximo. Além de mostrar que muitas vezes nos frustramos, provando que a felicidade vem de você e não se pode querer que o mundo se conforme aos seus desejos. Você é o único responsável pela realização deles”.

Livro: “Economics, Organization and Management”
Indicado por: Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros
“Meu livro de cabeceira é “Economics, Organization and Management” dos professores Paul Milgrom e John Roberts. É um livro que trata da economia de empresas, abordando conceitos de diversas áreas do pensamento tendo como ponto central a discussão sobre sistemas de incentivos, estruturas de gestão, governança e alocação eficiente de recursos. Esta abordagem abriu um novo horizonte para mim, principalmente no entendimento da teoria por trás da gestão de equipes e empresas”.