Descubra quem é quem no ambiente de trabalho

Pesquisa da Plantronics e da Factworks com mais de 4 mil pessoas aponta os cinco perfis de colaboradores mais comuns nos escritórios

Desde a chegada dos Millennials ao mercado de trabalho, os empreendedores estão focando em colaboração e comunicação, pensando na mobilidade e buscando o máximo de produtividade, mesmo para quem trabalha remotamente. Para entender o que estas mudanças significaram para a força de trabalho, a Plantronics encomendou à Factworks uma pesquisa com mais de 4 mil pessoas nos Estados Unidos, Alemanha, França, Suécia, Índia, China, México e Brasil. Os resultados da pesquisa apontaram uma clara segmentação de cinco personas que compõem o ambiente de trabalho de uma empresa típica. Veja abaixo as características das personas:

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno

• O Comunicador do escritório é alguém que se comunica bastante interna e externamente e tem pontos problemáticos bem específicos. Tende a preferir modos de comunicação mais tradicionais e tem dificuldade para adotar novas tecnologias. Em média, utilizam 5,9 dispositivos no trabalho, sendo 80% do tempo usam telefone de mesa, 10%, PC e 10%, smartphone. Seu ambiente de comunicação é 100% em uma mesa individual no escritório;
• O Colaborador do escritório é alguém que tem um estilo de trabalho um pouco mais variado em relação a como faz seu trabalho. Na maior parte do tempo, ele trabalha na sua mesa, mas alterna entre dispositivos conforme o necessário para gerenciar a comunicação. Ele geralmente usa música para isolar o ruído ambiente dos colegas de escritório. Em média, utiliza 7,3 dispositivos no trabalho, dividindo o tempo em 66% com um telefone de mesa, 18% com um smartphone e 16% com PC. Seu ambiente de comunicação é 100% em uma mesa individual no escritório;
• O Profissional flexível tem o desafio de trabalhar em vários locais diferentes. Geralmente é alguém que frequentemente trabalha de casa. Usa todos os canais de comunicação e é uma entusiasta de mídias sociais. Em média, este perfil utiliza 8 dispositivos no trabalho, dividindo o tempo de uso em 54% por telefone de mesa, 30% pelo smartphone e 16% pelo PC. 43% destes profissionais utilizam fones de ouvido para chamadas de trabalho. Seus ambientes de comunicação são 58% em uma mesa individual no escritório e 26% viajando ou em trânsito;
• O Profissional “da estrada” é altamente móvel. É uma porcentagem pequena da empresa, mas eles estão sempre estarem em movimento. Seu cargo exige que ele se comunique com interessados internos e clientes por meio de chamadas agendadas e reuniões de negócios. Seu smartphone e seu computador são suas ferramentas de trabalho mais críticas. Gosta de se comunicar por bate-papo e vídeo, mas, quando está em trânsito, precisa ficar conectado e sempre parecer profissional. Em média, este perfil utiliza 8,1 dispositivos no trabalho, dividindo o tempo de uso em 49% com telefone de mesa, 34% com smartphone e 20% com PC. Seus ambientes de comunicação são 48% em uma mesa individual no escritório, 17% em outros locais do escritório e 33% viajando ou em trânsito;
• O Executivo conectado é o executivo do futuro, muito promissor. Ele é muito multimodal, viaja bastante e seu trabalho é muito valorizado pela organização e, portanto, as empresas procuram retê-lo e estimular sua produtividade. Comunica-se o tempo todo e em qualquer condição, e valoriza a capacidade de transicionar com desenvoltura de uma tarefa para a outra. Em média, este perfil utiliza 9,2 dispositivos no trabalho, dividindo o tempo de uso em 49% com telefones de mesa, 30% com smartphones e 21% com PC. Seus ambientes de comunicação são 48% em uma mesa individual no escritório, 28% em outros locais do escritório e 15% viajando ou em trânsito.

“Os ambientes de escritório aberto em que as pessoas trabalham juntas e colaboram em tempo real são realmente a grande tendência. Vemos muitos espaços ou salas de reunião em que a tecnologia pode facilitar o uso de vídeo e permitir a incorporação de pessoas em chamadas remotas. Para garantir a colaboração no nível máximo, é importante encontrar os dispositivos certos para cada estilo de trabalhador. Só desta forma será possível garantir o foco ideal e a melhor experiência de colaboração entre os funcionários”,  diz Vera Thomaz, senior territory manager da Plantronics do Brasil.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS