Comunicação é a alma do negócio

Claudecir Miranda, sócio da Eneas Pestana & Associados, lista três passos para criar uma comunicação consistente com os consumidores

Que os Millennials são diferentes, isso todo mundo já sabe. Essa geração livre e pensadora, classificada como hiperconectada e questionadora, valoriza a experiência de compra e é vista como um desafio para os varejistas, que têm precisado se reinventar para se destacar e conquistar a atenção desse público acostumado com muitas informações diferentes ao mesmo tempo. Hoje, fruto dessa nova geração consumidora, a digitalização é um caminho sem volta que o varejo irá ou deverá seguir, pois já se tornou um fato corriqueiro os supermercados conviverem com uma nova classe consumidora denominada “shopper”, que não necessariamente é o consumidor final, cujo ponto de contato é o meio digital.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Então, como dizia o escritor Nicholas Boothman, “esteja pronto para inovar, defina canais que acessem este público e capture sua imaginação para capturar seu coração. Use uma linguagem sensorial, rica em imagens para que os outros consigam ver, sentir e, às vezes, até reconhecer o cheiro e gosto do que você quer dizer”.

Acredito que o segredo para atingir esse público está na forma de se comunicar. O livro Como convencer alguém em 90 segundos, escrito por Boothman, apresenta uma teoria que diz que, ao aprender a se conectar com as pessoas, você consegue criar relacionamentos mais significativos, duradouros, confiáveis e produtivos.

O livro apresenta premissas que podem ser aplicadas a diferentes áreas, inclusive no varejo, pois é fundamental que o varejista aposte em uma comunicação clara e precisa com o cliente, porque ela é a chave para o sucesso de uma empresa.  E essa relação de confiança precisa vir de dentro para fora, ou seja, é muito importante priorizar e poder aprender com os relacionamentos internos para poder assim criar uma base sólida para a sua comunicação externa.

A seguir, listo três pilares essenciais para a construção de uma comunicação consistente:

Saiba quais são seus objetivos

Trace e estruture metas e planos de curto, médio e longo prazos.

Avalie os resultados

Seja atencioso com os feedbacks de dentro e de fora do seu negócio, pois vai ser a partir deles que você conseguirá entender o que está lhe levando ao seu objetivo e o que está lhe distraindo.

Não tenha medo de mudanças

É inútil fazer várias vezes a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Se você não conseguir o que deseja, tente novas abordagens, às vezes radicalmente diferentes.

É importante entender que as mudanças são necessárias e que é preciso estar atento a elas, ou seja, o consumidor de hoje não será o mesmo de amanhã e o mercado precisa sempre se adaptar aos novos perfis, que surgem com novos hábitos, novos comportamentos e novos valores. Por isso, inove e busque sempre evoluir para atender às novas demandas, sem esquecer que a base do seu sucesso na hora da venda será uma comunicação assertiva por meio da manutenção dos pilares: “saber, medir e mudar”.

*Claudecir Miranda, sócio na Enéas Pestana & Associados






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS