Índice Mastercard aponta e-commerce puxando alta do varejo em agosto

O e-commerce cresceu perto dos 20% em relação a agosto do ano passado, impulsionando os resultados do varejo como um todo. Confira os números

Um levantamento feito pelo Mastercard apontou crescimento modesto no varejo no mês de agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 0,8% de alta no volume total de vendas do varejo restrito, que exclui as vendas de automóveis de materiais de construção. Não fossem as vendas no e-commerce, o resultado teria sido negativo.

Os números são do SpendingPulse, relatório mensal da Mastercard sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo.

Segundo o relatório, a média dos últimos três meses permanece positiva, totalizando 1,2% de crescimento. Levando em conta apenas o e-commerce, o crescimento foi considerável, 17,4% no total de vendas na comparação com agosto de 2017. Na internet, os setores de eletrônicos, artigos farmacêuticos e móveis puxaram a alta. Já vestuário e hobby e livraria ficaram abaixo do crescimento médio do canal.

A estagnação do varejo como um todo acompanha os índices de melhora na renda, na confiança do consumidor e redução da taxa de desemprego. Segundo César Fukushima, economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, o Dia dos Pais também não foi suficiente para impulsionar os resultados. “Essa tendência deve permanecer até o final do ano, com meses de crescimento modesto pela frente”, afirma Fukushima.

Por região

As regiões Nordeste e Sul foram as que mais cresceram em agosto, com 1,7% e 1,2% respectivamente. Sudeste teve retração de 0,9% e foi a região com o pior desempenho. Norte, com -0,6%, e Centro?Oeste, com -0,4%, também diminuíram em relação a agosto do ano passado.

Varejo ampliado

Cinco setores tiveram crescimento acima do indicador de vendas totais: móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, material de construção, supermercado e artigos de uso pessoal e doméstico. O setor de combustíveis foi o único que apresentou performance abaixo da média.






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS