As 10 varejistas mais valiosas do mundo em 2018, segundo a Interbrand

Ranking da Interbrand mostra as 100 maiores marcas do mundo em valor de mercado. Varejo tem um décimo das posições. Empresas de tecnologia dominam a ponta

No top 100 2018 Best Global Brands da Interbrand, três varejistas americanos estão entre as marcas mais valiosas do mundo. A Amazon ocupa o terceiro lugar, valendo pouco mais de 100 bilhões de dólares, ficando atrás apenas da Apple e da Microsoft. Além da Amazon, a Starbucks ocupa a 57ª posição. A Tiffany está em 83ª.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Entre os varejistas europeus, a Zara é a mais bem colocada, na 25ª posição. A Ikea vem um pouco depois, em 27º. H&M está em 30ª, Hermes em 32ª, Gucci, 39ª, Burberry em 94ª. Por fim, a Prada, na 95ª posição.

Esta é a 19ª edição do ranking e pelo sexto ano consecutivo a Apple ficou em primeiro lugar. A empresa da maçã atingiu 214 bilhões de dólares em valor de mercado. O Google vem na sequência, valendo 155,8 bilhões. A Microsoft é a quarta empresa mais valiosa, algo próximo de 92 bilhões de dólares. A Coca-Cola soma 66 bilhões de dólares e ocupa o quinto lugar.

As que mais cresceram

A Amazon lidera entre as marcas que apresentam maior crescimento, com um aumento de 56% no valor total da marca. O Netflix vem em sequência, com 45%. A Gucci cresceu 30%. Salesforce.com e Louis Vuitton vem em seguida, crescendo 23% cada uma das marcas.

Critérios

Segundo a Interbrand, o ranking segue três critérios fundamentais para avaliar cada marca. O primeiro é o desempenho financeiro dos produtos ou serviços que a empresa comercializa. Em seguida está o papel que a marca desempenha nas decisões de compra dos consumidores. A força competitiva da marca e sua capacidade de criar lealdade responde pelo terceiro critério.

Setores

Mais da metade das marcas do ranking se concentram em cinco setores fundamentais? tecnologia, automóveis, serviços financeiros, comércio de bens de luxo e bens de consumo rápido.

Leia também: Novidades no ranking das marcas mais valiosas do mundo

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS