Estamos conseguindo acompanhar as mudanças provocadas pela transformação digital?

O ambiente digital trouxe grandes desafios – e eles variam de geração para geração. O papel das empresas é conciliar tudo isso

Por: - 2 semanas atrás

Presença é uma palavra que tem feito cada vez mais sentido na vida das pessoas. É assim que elas querem estar – e esperam o mesmo das empresas que as atendem. “Com o avanço da tecnologia, estar presente ficou muito mais fácil”, afirma Ricardo Gorski, diretor-geral na iLink Solutions.

Apesar disso, o executivo comenta que, cada vez mais, a ideia de presença será relativa. “As pessoas podem fazer seus trabalhos de suas casas, reuniões podem tranquilamente ser realizadas por diversas tecnologias e a Internet das Coisas vai acelerar ainda mais essa situação”, explica.

Porém, como comenta Gorski, a transformação digital gera uma exposição com a qual muitas pessoas ainda não estão preparadas para lidar. “Se por um lado você pode estar em qualquer lugar fazendo o seu trabalho, por outro, você está sempre conectado, logo, exposto”, afirma. “Então, eu diria que o real desafio é comportamental, até psicológico, de fazer as pessoas entenderem isso”.

Com isso, ele aponta para duas situações: em uma ponta, gerações que já nascem tão acostumadas com a exposição digital que têm dificuldade de entender o limite do pessoal e do público; do outro, pessoas mais velhas, que apresentam um excesso de cuidados, e oferecem resistência à transformação digital. “O desafio real é encontrar o equilíbrio entre esses dois perfis, atingindo o nível ideal de abertura e precaução”, defende.

Para lidar com esse aspecto, o executivo reforça a importância da ética. “Ter um parceiro de tecnologia digital que seja transparente, que ofereça e nspire confiança, é muito importante para trabalhar esse desafio”, afirma. É essa a estratégia que as empresas podem adotar para lidar com o contexto.

Por isso, ele encara que o trabalho da iLink é tornar a tecnologia aplicável na vida das pessoas. Na prática, ele explica que o processo de trabalho da empresa envolve um processo de imersão na empresa-cliente que permite compreender a cultura da companhia, dos funcionários e consumidores. Todos esses valores são aplicados na tecnologia que, especialmente nesse caso, é apenas um meio.