Futuro do trabalho: como o home-office vai revolucionar o atendimento

No colapso de mobilidade imposto nas grandes cidades, ferramentas de home-office surgem como grande alternativa para empresas e trabalhadores

Por: - 2 semanas atrás

Quem vive em São Paulo sabe que não é fácil se locomover na cidade: a velocidade média no horário de pico à tarde é 17km/h e os prejuízos em tempo, combustível, poluição e outros fatores alcançam a quantia de R$ 33,5 bi. Naturalmente, esse cenário é uma consequência do número de veículos, afinal, nas últimas seis décadas a população quintuplicou e 950 veículos são emplacados por dia.

Com isso, chegar ao local de trabalho é um desafio: dados indicam que 2h43 por dia são perdidas no trânsito. É nesse contexto que o home office se fortalece como opção para as empresas e para os cidadãos, gerando comodidade, economia, bem-estar. Não é exagero projetar que esse formato de trabalho ganhará amplo espaço na próxima década, de modo que a reforma trabalhista trouxe regulamentação específica a esse segmento.

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Na esteira da transformação das relações de trabalho e olhando para o futuro, a Altio desenvolveu um software de gestão eletrônica de trabalho remoto, chamado at-hom. A ferramenta é aplicável em operações ativas ou receptivas e back office, o que permite maior controle de produtividade e gestão correta de atividades desenvolvidas de forma remota por profissionais em regime home-office.

A solução surge como alternativa para garantir eficiência, produtividade e assertividade com todos as ferramentas para elaborar as atividades como se estivesse, de fato, no ambiente da empresa. Pelo lado do colaborador, inaugura-se a possibilidade de maior comodidade por não precisar entrar na engrenagem das grandes cidades e, consequentemente, aumento considerável na qualidade de vida.

Com a possibilidade de monitorar em tempo real as atividades desempenhadas, novas possibilidades se abrem no horizonte. No teleatendimento – ativos, receptivos ou por backoffice -, as atividades passam a ser desenvolvidas pelo agente empoderado em sua residência ou posto de trabalho de sua preferência em uma plataforma integrada.

Funcionalidades diferenciais

Entre as vantagens de integração que a plataforma permite estão possibilidades de organizar demandas que, anteriormente, precisavam ser feitas em diferentes canais. Ramal telefônico remoto (IP). Gravação integral da voz e da tela do desktop – que pode ser facilmente recuperado – além de controle maior de filas de atendimento são alguns diferenciais importantes do canal. Além dessas atribuições, também é possível realização programação e direcionamento de chamadas por multiskill, controlar o ponto e delimitar as horas a serem trabalhadas pelo analista.

Benefícios ao mercado

Fala-se muito em revolução da longevidade para descrever uma geração que vai atingir um nível de qualidade de vida muito mais elevado que a anterior. Para se ter uma noção, em 2039, teremos mais pessoas com mais de 60 anos do que adolescentes de 15 anos. Adotar a essa nova forma de trabalho vai de encontro com essa expectativa, de modo que é possível aumentar a contratação de aposentados que desejam continuar trabalhando e, também, surge como possibilidade na contratação de agentes com deficiências físicas. De acordo com Ricardo Lopes, Head de Novos Negócios da Altio, atualmente esse é o grande desafio dos RHs das grandes empresas especializadas de Call Center e BPO.