As melhores histórias do mundo nascem com tecnologia no DNA

A Netflix mudou a forma de consumirmos conteúdo. Mas seu sucesso deve muito à compreensão do que a tecnologia poderia trazer para ajudar os consumidores

Por: - 1 semana atrás

Greg Peters, Chief Product Officer da Netflix lidera a área que desenha, constrói e otimiza continuamente a experiência da Netflix. A trajetória da empresa que mudou a forma de consumirmos entretenimento é cheia de aprendizados, conforme o executivo mostrou no Web Summit. Um dos pilares do sucesso da Netflix é o uso da tecnologia como suporte para permitir levar ao mundo uma extraordinária variedade de histórias.

As histórias têm o poder de mostrar que somos mais semelhantes que diferentes. Não se trata de linguagem, mas de espírito. De forma triunfal, Greg Peter veio ao palco. Ele conta que em 2007 conheceu uma empresa maluca que alugava um notável catálogo de filmes pela internet. Depois de 10 anos, ele pôde se juntar à empresa que consegue conectar pessoas do mundo todo por meio de grandes histórias. Hoje, a empresa está em mais de 130 países, fazendo a intersecção de entretenimento e tecnologia, com um foco bastante simples: dar ao consumidor controle e poder de escolha sobre o entretenimento que desejam ver.

“Acredito que as pessoas querem reconhecer culturas locais e que são capazes de revelar espíritos e valores universais, e nós usamos o poder da internet para contar essas histórias de alcance global”
Greg Peter, Chief Product Officer da Netflix

Greg diz que apesar de sua força, Hollywood produz entretenimento para apenas 5% de toda a população mundial que fala inglês de modo nativo. Apenas 1,5 bilhão dominam o inglês com algum nível de fluência. A Netflix enxerga que há oportunidade de compartilhar conteúdos para as diferentes culturas. O caso da série brasileira 3% foi emblemático. Ela ganhou o mundo, ultrapassando a fronteira global e ganhando fãs no mundo todo, assim como a espanhola Casa de Papel, que movimentou exponencialmente inclusive o número de fãs da empresa no Instagram.

Séries de sucesso

A série Dark, de origem alemã, conseguiu, um mês após o seu lançamento, estar entre os 10 shows mais vistos em mais de 100 países na Netflix. “O que está acontecendo aqui então? Acredito que as pessoas querem reconhecer culturas locais e que são capazes de revelar espíritos e valores universais, e nós usamos o poder da internet para contar essas histórias de alcance global”, afirma Greg.

Isso só é possível porque a Netflix conseguiu desenvolver um sistema amigável que roda sem problemas em mais de 70 tipos diferentes de dispositivos. Por outro lado, a qualidade da produção também encontra na tecnologia um porto seguro. As produções utilizam as câmeras mais modernas, sistemas de som impecáveis, experimentam histórias que entreguem dilemas morais e situações profundamente humanas.

As produções já são legendadas em 26 linguagens e dubladas em 10, para assegurar os sentidos originais dos criadores das obras. Há até uma metodologia criada pela empresa para assegurar uma dublagem que tenha aderência com a sincronia dos lábios dos atores nas séries, para induzir sempre que cada história traga uma experiencia intensa.

“Imagine espanhóis vendo séries alemãs ou suíços vendo produções italianas. Temos de garantir que todos possas receber e assistir histórias que os inspirem independentemente de onde venham e para onde sejam exibidas”, destaca Greg. Por isso, a empresa irá investir cada vez mais na qualidade da dublagem para trazer a autenticidade natural das histórias às mais diferentes audiências.

“Somos obcecados com cada detalhe da experiência do cliente: som, dublagem, complexidade das tramas, cenários, qualidade de gravação, edição. E o que nos motiva é que há milhões de histórias esperando para serem contadas de modo engajador, em diferentes perspectivas. Teremos novas séries da Polônia, da França, da Turquia e de muitos outros países. Teremos também investimentos especiais em produções de língua espanhola – uma delas chamada Alma e também uma produção norueguesa chamada Ragnarok”, segundo o executivo, essas séries time elementos para se tornarem um sucesso global.

A base do negócio da Netflix hoje é levar a historia certa para as pessoas certas com a melhor experiência possível. E o uso dos dados e da compreensão do poder da internet sustentam esse compromisso.