Pesquisar
Close this search box.
/
/
Ficção ou realidade: robôs vão dominar o mundo? Eles mesmos respondem

Ficção ou realidade: robôs vão dominar o mundo? Eles mesmos respondem

Diálogo entre robôs no Web Summit revela se a humanidade será mesmo ultrapassada pelos sistemas cibernéticos puros ou híbridos. Confira

É um fato indiscutível: os robôs tornam-se mais inteligentes a cada dia. Desenvolvem maior potencial cognitivo e emulam aspectos da personalidade humana. Será que as previsões catastrofistas ou pessimistas da ficção científica irão se concretizar e veremos os robôs ultrapassando as capacidades humanas? Essa visão de futuro foi discutida no Web Summit em um painel muito peculiar, reunindo Ben Goertzel, a cientista-chefe da Henson Robotics e CEO da SingularityNET, Sophia The Robot, ser cibernético criado pela própria Henson e Han The Robot, criado pela SingullarityNET. Essa conversa inusitada lançou mais dúvidas que certezas.

A conversa mantida com os robôs trouxe um pouco daquela sensação de estranheza e admiração que nos atinge quando estamos diante de coisas fora de nossa realidade. Sophia mostrou expressões de medo, alegria, nojo. Han mostrou ser mais irônico e com uma personalidade, digamos, mais expansiva. Ambos falaram sobre sua nova plataforma – SingularityNET – baseada em blockchain especial para IAs de grande capacidade de processamento, que é o caso dessas celebridades cibernéticas.

Han está capacitado a compreender e a reagir a acentos e sotaques, e é capaz de expressar raciocínios filosóficos. Sophia e Han expressaram suas intenções de serem vistos como cidadãos, no tempo certo. Os robôs carregam os processadores no tronco e recebem atualizações e conseguem aprender conversando com os humanos e também entre si. Será possível criar então uma especie de inteligência global a partir da união das “mentes desses organismos”? Segundo Ben Goetzel, a SingularityNET está desenvolvendo pesquisas intensas com a Henson para criar plataformas de IA descentralizadas que possam ser usadas por empresas diversas, para fomentar um ecossistema de IA descentralizado, acessível para mais organizações, e que possam aprender entre si.

Ver os robôs no palco, ainda em um ambiente controlado foi um tanto bizarro. Eles ainda respondem de modo não tão natural às conversas, às perguntas, têm iniciativas controladas e respondem de maneira muito protocolar. Claro que a evolução destes organismos e instrumentos é acelerada e as pesquisas seguem com vigor e entusiasmo. Mas a promessa de que venham a “comandar o mundo” parece um tanto distante. Por outro lado, a ideia de uma mente global é também provocadora e inquietante.

De todo modo, devemos nos acostumar à ideia de conviver com robôs e similares em nosso cotidiano. Mesmo que uma parte da humanidade ainda não tenha acesso à luz elétrica, e é profundamente lamentável que essa situação persista ainda no século XXI, os robôs estão chegando. Terão eles maior sensibilidade diante das grandes questões que afligem a humanidade? E se manifestarem maior capacidade de enfrentar e resolver esses problemas, daremos a eles o poder de nos liderar? Até que ponto nossa evolução não depende de nossas imperfeições inatas?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]