Como fazer uma startup promissora virar um unicórnio em 4 passos

Princípios, conceitos, ideias e caminhos que podem levar uma empresa disruptiva para uma trajetória de sucesso consistente. Vale a pena conhecer

Por: - 7 dias atrás

Larry Kim, fundador da MobileMonkey foi também o criador da Worldstream com pouco mais de 20 anos. Uma história que rendeu bilhões de dólares e angariou milhões de usuários no mundo todo. Mas por incrível que pareça, a Worldstream quase faliu duas vezes no início de sua jornada. Dessa forma, Larry consolidou 4 princípios de marketing voltados para acelerar o crescimento de uma startup para que se torne um unicórnio.

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“Sou um obcecado por unicórnios. Tive uma jornada fantástica nesse negócio nos últimos 10 anos, criei a WordStream e a vendi por US$ 150 mihões e agora gosto de pensar no que pode ter me ajudado nesse caminho”, explicou um simpático Larry.

E como se encontra um negócio que pode se tornar um unicórnio de fato? Não se trata de encontrar um viral ou um fenômeno engajador de audiência, mas antes seguir 4 princípios que facilitam o desenvolvimento de um negócio de crescimento acelerado e gerador de valor. Segundo Larry, um unicórnio precisa fazer o seguinte para se destacar no mercado:

Princípio 1:
Pense em em algo delirante- uma projeção delirante – ou seja, ter coragem para pensar no que parece delírio diante do contexto à frente. Por isso, é preciso procurar pessoas que acreditem e queiram inspirações dessa natureza, mais ambiciosa, estranhas, quase absurda.

Princípio 2:
Adote mudanças épicas – Ser bem-sucedido a partir de uma ideia delirante significa que você precisa estar disposto a promover mudanças épicas, e não alterações leves. Não há nada de suave na busca de execução de uma ideia totalmente despropositada. “Escalar mudanças pequenas é coisa para outro tipo de bicho, talvez um burrico. Mas escalar mudanças épicas é coisa para unicórnio”.

Princípio 3:
Encontre uma plataforma para expandir seu unicórnio. Ou seja, esqueça canais tradicionais, mercados tradicionais, os caminhos que os burricos normalmente se acostumam a percorrer. Unicórnios formam times que criam urgência, reduzem o ciclo de vendas, incrementam a eficiência de vendas. É preciso usar a energia para gerar resultados acelerados, velozes e não se importar com nada mais. Unicórnios buscam taxas de conversão exageradamente altas, insanas, criam barreiras de entrada quase intransponíveis.

Princípio 4:
Crie filhotes para seus unicórnios – faça com que seu negócio possa gerar outros negócios de crescimento acelerado.
“Você aprende muito quando constrói uma startup, mesmo quando ela não dá certo. Não deixe que lições difíceis sejam desperdiçadas. A maioria das startups não termina com um grande IPO ou aquisição, mas eles são sempre uma aventura”, afirma Kim. Isso quer dizer que todo negócio criado deve estimular a criação de outro e mais outro e outro ainda. Sempre há negócios esperando para se tornarem unicórnios. Quanto mais se impulsiona um negócio, mais novas ideias aparecem.

As ideias e conceitos de Larry Kim foram aplaudidas efusivamente. O garoto é uma lenda entre novos empreendedores. É destemido, alegre, confiante e ambicioso. Talvez mais importante que seus princípios, a força de sua mensagem esteja em sua atitude. Sem essa gana, nenhum princípio se sustenta e provavelmente nenhum unicórnio apareça.