O número de ligações feitas por robôs está preocupando os americanos

Um levantamento produzido por um site americano apontou o volume de ligações e mensagens feitas por robôs. Somente em outubro deste ano foram 5 bilhões

Por: - 7 dias atrás

Shutterstock

O consumidor americano tem se queixado de um problema que o brasileiro conhece bem: a grande quantidade de ligações ou mensagens enviadas por robôs, os chamados robocallers. O site The Verge mapeou e discutiu o assunto em uma reportagem – e os números impressionam.

Um dado que chama a atenção na reportagem é a quantidade de ligações e mensagens bloqueadas pela YourMail, uma startup especializada nesse tipo de serviço: por dia, a empresa afirma que bloqueia uma média de 170 milhões de contatos – o que representa uma média de 16 ligações ou mensagem para cada americano/dia. Considerando todo o mês de outubro passado, o número chegou a 5,1 bilhões de contatos feitos por robôs.

Ainda segundo a reportagem, a Federal Trade Comission (FTC, uma espécie de agência de telecomunicações do governo americano) recebe, em média, cerca de 500 mil reclamações por mês sobre ligações ou mensagens indesejáveis enviadas pelos robocallers. Mas o que acontece com essas queixas?

Punição

Hoje, os consumidores americanos recorrem a duas medidas governamentais intimamente ligadas para combater as ligações indesejáveis. Uma delas é  o cadastro nacional de ligações indesejáveis chamado “Registro Não Chamar”, uma espécie de banco de dados com os telefones indesejados e que foram informados por consumidores. Além disso, os americanos possuem uma lei chamada “Ato de Proteção ao Consumidor de Telefonia” (da sigla em inglês TCPA), que multa as empresas em até US$ 1,5 mil por ligação feita a partir de um número cadastrado no “Registro Não Ligar”.

Aliás, foi com base nessa lei que a FTC multou, em setembro, uma empresa de seguros americana em US$ 82 milhões justamente por causa dessas ligações.

No entanto, essas duas medidas não tem freado o volume de ligações feitas por robôs. A reportagem afirma que o uso dessa tecnologia está se tornando cada vez mais popular, inclusive sendo usado por pessoas comuns – ou pessoa física. As ferramentas de robocallers, segundo a matéria, seria fácil de manusear, tem um baixo custo e seria eficiente.

Isso teria sido fundamental para uma explosão de ligações ou mensagens enviadas por robôs. Em janeiro deste ano, a YourMail registrou mais de 2,875 bilhões. Em outubro, o total de contatos chegou a 5,1 bilhões em outubro, o que representou um crescimento de pouco mais de 80% nos últimos dez meses.