Sodexo é reconhecida por empoderar pessoas em situação de vulnerabilidade

A empresa recebeu um selo que reconhece empresas por boas práticas de promoção dos direitos humanos e valorização da diversidade. Entenda

Por: - 1 mês atrás

Correspondendo a mudanças de comportamento da sociedade, as empresas têm se preocupado mais com o tema diversidade. Com isso, elas têm inserido esse assunto nas próprias políticas e estratégias. Um exemplo disso é a Sodexo On-site, empresa que se posiciona como fornecedora de serviços de qualidade de vida. Pelo seu esforço em relação a esse tema, a empresa, que em 2018 completa 40 anos no Brasil, recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, concebido pela Prefeitura de São Paulo.

Entre as dez categorias que compõem a nomeação, a companhia foi reconhecida em três iniciativas que promovem a diversidade em diferentes âmbitos sociais: Contratação de Jovem Aprendiz, na categoria Juventude; Programa Empoderando Refugiadas, na categoria Imigrantes e Contratação de População em Situação de Rua, na categoria Pessoas em Situação de Rua.

“A diversidade está no DNA da Sodexo e faz parte de nossa cultura inclusiva”, afirma Andreia Dutra, Presidente da Sodexo On-Site Brasil. Este tipo de reconhecimento é extremamente importante para nós e contribui para que possamos expandir ainda mais o alcance dessas ações e, assim, contribuir para disseminação deste tema na sociedade”.

Conheça mais sobre as iniciativas da Sodexo On-site reconhecidas pelo Selo Paulista.

1. Empoderando Refugiadas

A Sodexo é signatária do programa Empoderando Refugiadas, uma iniciativa coordenada pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em conjunto com a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a ONU Mulheres. Hoje, conta com 75 colaboradores em situação de refúgio, vindos de países como Angola, Congo, Haiti, Iraque, Paquistão e Venezuela, dos quais 56% são mulheres.

Para a empresa, incluir colaboradores refugiados é mais do que contar com uma força de trabalho oriunda de outro país. Significa prover a essas pessoas, em situação de vulnerabilidade, condições dignas de se reafirmar como cidadãos e, aos colaboradores brasileiros, a oportunidade de um intercâmbio de conhecimentos.

O Empoderando Refugiadas disponibiliza ainda treinamentos com temas como cultura brasileira, assuntos jurídicos e sessões de coaching. Mensalmente, são oferecidas pela Sodexo três vagas exclusivas para a contratação de mulheres do programa.

2. Contratação de população em situação de rua

A Sodexo participa do programa Trabalho Novo, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo em parceria com a ONG Rede Cidadã, que tem como objetivo inserir no mercado de trabalho pessoas em situação de rua para apoiar na recuperação e mudança de suas vidas, promovendo o resgate da cidadania.

Todos os contratados pelo programa são atendidos nos centros de acolhimento da Prefeitura e passam por uma capacitação socioemocional para assumir seus postos de trabalho. Atualmente, a Sodexo conta com seis colaboradores advindos do programa e continua atuando ativamente para ampliação de novas contratações por meio da iniciativa.

3. Contratação de Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz da Sodexo é um programa de capacitação e inserção de adolescentes e jovens no mundo de trabalho, proporcionando a execução de atividades teóricas e práticas, a troca de experiências e a vivência do dia a dia dentro de uma empresa, apoiando assim na construção de suas carreiras profissionais.

Com a orientação pedagógica de uma instituição qualificada em formação metodológica, são oferecidas oportunidades de treinamento vocacional básico, desenvolvimento de competências e educação complementar. Hoje, mais de 800 jovens fazem parte desta iniciativa na Sodexo, compondo o quadro de colaboradores da empresa.

O selo

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Selo Paulista é uma política de reconhecimento de boas práticas de promoção dos direitos humanos e valorização da diversidade, implementadas por organizações públicas e privadas com atuação na cidade de São Paulo.