Tesla: O veículo do futuro

Lembrei-me do desenho animado “Os Jetsons” quando entrei em um veiculo da Tesla pela primeira vez.

Por: - 5 meses atrás

A concepção de que o futuro é algo distante deixa de existir quando ativamos o piloto automático e nos deparamos com a ausência da necessidade de usar as mãos e os pés para dirigir. Isso mesmo, basta entrar e digitar no grande ecrã (painel digital de 17 polegadas) seu destino e como um jogo de vídeo game apertar o start e deixar o carro seguir seu percurso. Internet das Coisas (Iot) e Inteligência Artificial se fazem presente nos veículos (soluções de mobilidade) da Tesla.

Isto poderia ser o mais incrível desta narrativa, mas o que está por trás de toda essa tecnologia talvez seja o que poderá nos fascinar ainda mais.

O vídeo abaixo é de como funciona o para-brisa de um veículo da Tesla.

 

Desempenho:

De uma simplicidade extrema, o carro possui desempenho digno de premiação.
Por ser elétrico o veiculo é super silencioso, não existindo troca de marcha a aceleração é constante o que faz a versão mais esportiva da Tesla, o Roadster atingir de 0 a 100km/h em 2 segundos e atinge a velocidade final os espantosos 400km/h (250mph).

Já a versão mais comercializada na América do Norte, o Model S, faz de 0 a 100km/h em 2.5 segundos e atinge a velocidade máxima de 248km/h.

A bateria do veículo pode ser carregada na tomada da sua casa ou em algum dos mais de 1.000 postos de supercharger que a Tesla oferece em apenas 30 minutos.

 

Segurança: A bateria encontrasse no solo do veiculo, ou seja, além dos espaços ganhos isso diminui o risco de capotamento do veiculo. Com uma estrutura de altíssima resistência e por não possuir motor de combustão o veiculo reduz de forma drástica qualquer chance de deformidade em um acidente. O veiculo possui sistemas de sensores que evitam colisões pois é feito um mapeamento de até 160 metros ao redor do veiculo.

Conforto: Com todos os comandos feitos pelo ecrã, você pode mudar completamente a configuração do seu veiculo, muito além da altura e temperatura do banco você vai encontrar nos veículos da Tesla, a possiblidade dele estacionar sozinho (sem vc estar dentro do veiculo), ele sair da garagem apertando um botão no controle da chave, além de recursos como suspensão a ar inteligente para levantar e abaixar o carro durante uma viagem, mapas e navegação com roteamento baseado em trafego em tempo real, radio via satélite (ou seja, uma estação nunca sai do ar e você pode ouvir qualquer estação de qualquer lugar do mundo).

Você também encontra nas versões básicas recursos como escurecer ou clarear os espelhos com um comando de voz, os espelhos aquecem para derreter a neve, os bancos possuem 12 configurações com memoria de condutor, ou seja, ao você sentar no o veiculo se ajusta todas as configurações, do wi-fi interno, abertura e fechamento de portas em automático, controle da suspensão, e até abertura do portão da sua casa por sistema de aproximação.

Ao entrar em qualquer uma das 4 versões (S, X, 3 e Roadster) que a Tesla dispõe para comercialização, você percebe que o futuro chegou.