Fiat inaugura primeira concessionária digital do Brasil

Unidade aposta em mesas interativas, totens de autoatendimento, espaço para crianças e óculos de realidade aumentada para experiência mais imersiva

O processo de trocar ou comprar um novo automóvel se baseia na experiência de mesclar os ambientes online e presencial. Após pesquisar os modelos, vai-se até a concessionária para negociar os valores, realizar os testes necessários para, aí sim, fechar o negócio. A Fiat se propôs a transformar essa jornada em uma vivência mais interativa e conectada com o uso de tecnologia. Trata-se da primeira Concessionária Digital do Brasil, inaugurada em São Paulo, no bairro Pacaembu.

A unidade iniciou as atividades em novembro e é filial da rede Amazonas, distribuidora oficial da montadora italiana. Com proposta imersiva, o ambiente possui totens de autoatendimento, vitrines em LED, mesas interativas de 43 polegadas, além de espaço com simuladores de realidade virtual. A montadora pretende expandir esse formato, de modo que a previsão da empresa é que 130 pontos de venda digitais sejam inaugurados até o final de 2019.

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O ambiente oferece três modelos lançados pela Fiat recentemente: Fiat Toro, Argo e Cronos. Todas as informações sobre os modelos podem ser obtidas em qualquer totem virtual, localizado ao lado dos veículos. Ainda em fase de implementação, o espaço contará com um sistema de realidade virtual por meio de óculos VR, que permite obter informações mais precisas de usabilidade e versões de cada modelo.

“O brasileiro é um dos povos mais digitalizados do mundo e sente-se à vontade para fazer compras através de canais digitais. Também sabemos que o consumidor de hoje busca cada vez mais independência no processo de compra, por isso implementamos uma Concessionária Digital sem barreiras de entrada físicas ou humanas. A experimentação do consumidor é livre e intuitiva”, destaca Herlander Zola, diretor do Brand Fiat para a América Latina e diretor comercial da Fiat para o Brasil.

Transformação Digital

A loja possui 300m² e ocupa uma área menor que os pontos de venda tradicionais. Para iniciar a interação, o cliente precisa inserir apenas dados gerais como nome, endereço eletrônico e telefone. Após a validação do cadastro, o consumidor deverá receber um QR Code que pode ser validado no ambiente. O código deve conduzir toda a operação, de modo que o cliente pode solicitar ajuda de um especialista se julgar necessário.

O cliente poderá simular e personalizar o automóvel em duas mesas interativas. A plataforma permite configurar todos os modelos da marca, incluindo cores, opcionais, acessórios e utilidades extras.






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