Estudo inédito define mapa mobile dos brasileiros

Painel lançado pela Croma Solutions traz informações periódicas sobre uso do mobile, correspondendo a uma necessidade das empresas. Entenda

Por: - 5 meses atrás

Praticamente onipresente na vida dos consumidores, os celulares ficam ao alcance das mãos dos seus donos durante todo o dia. Mas qual é o momento em que o smartphone é mais utilizado? E com qual finalidade? Sabendo que ter detalhes sobre esse comportamento de uso é algo que interessa muito para as empresas, a Croma Solutions, por meio do seu Instituto Croma Insights, lança o Mobile Trend, um painel contínuo que medirá as transformações e tendências do mercado mobile no Brasil.

Os primeiros resultados do painel já são bastante curiosos. O estudo mostra que o brasileiro usa o celular em horários próximos a algumas atividades essenciais, como dormir e se alimentar. O momento em que mais acessam o aparelho, por exemplo, é antes de dormir (65%) e ao acordar (50%). Além disso, foram citadas as opções “comendo sozinho” (47%) e “assistindo à TV” (45%).

Nesses horários, os consumidores costumam usar principalmente o WhatsApp, mas não apenas por lazer. O app é usado também para trabalhar. “Os smartphones se tornaram itens indispensáveis na vida das pessoas, que ficam conectadas quase o tempo todo. Desse modo, a comunicação via WhatsApp se torna mais prática e efetiva, principalmente quando envolve mais de uma pessoa na mesma conversa,” explica Edmar Bulla, CEO da Croma Solutions.

O painel

Para obter os resultados do painel, a coleta dos dados é feita mensalmente. A cada trimestre, porém, serão feitas leituras sobre os principais pontos de experiência de compra e uso de celulares. “Os dados podem ser utilizados por empresas de diferentes setores, porque tem como foco o comportamento humano com uma de suas principais interfaces tecnológicas: o smartphone”, explica Bulla. “Sem dúvidas, é uma ferramenta importante para criar estratégias de negócios mais assertivas”.

Para obter mais dados a respeito do estudo e um diagnóstico completo, as empresas precisam fazer uma assinatura anual. O Mobile Trend dá direito a quatro relatórios por ano sobre o mercado de mobile no Brasil. O diferencial, porém, é a oferta de análises customizadas e filtros opcionais, como o Behavioral, que monitora hábitos sem fazer perguntas ao entrevistado, e o Geoloc, que avalia o comportamento em função da localização.