O pagamento diz muito sobre o cliente

A mudança da atuação no mercado de meios de pagamento trouxe inovação e desenvolvimento para o mercado

Por: - 1 mês atrás

Conhecer o cliente é um dos maiores desafios e, inegavelmente, uma das estratégias mais indispensáveis para as empresas nos dias de hoje. É esse o método que permite oferecer experiências personalizadas, identificar oportunidades de negócio, perceber particularidades de mercados e modelos de negócio ainda não explorados.

Para chegar a esse conhecimento, porém, um elemento é essencial: a informação. Foi ela que modificou diversos setores, provocando as mais variadas inovações. Um exemplo nesse sentido é o segmento de meios de pagamento, que passou a utilizar a imensa capacidade de obtenção de dados para enriquecer a cadeia de valor, criando um ciclo positivo.

A Mastercard Advisors, braço de consultoria da Mastercard que, originalmente, atuava especialmente em meios de pagamento, nasceu nesse cenário. “A ideia era se diferenciar do mercado, aportar inteligência para as empresas-cliente, para que elas desenvolvessem o próprio negócio”, explica Leonardo Linares, vice-presidente da Mastercard Advisors. Com isso, a empresa colaboraria com o fomento da cadeia de valor.

Na prática, a empresa oferece diversas possibilidades. Entre elas, a chance de olhar para os dados obtidos pela Mastercard e obter ricos insights. “Podemos, por exemplo, elaborar relatórios sobre a evolução das compras, percebendo quanto a economia está crescendo, com base tanto nos nossos dados quanto em estatísticas, inclusive por região e segmento”, explica.

É possível também que a empresa-cliente traga uma dor específica, a ser solucionada pela Mastercard. Os dados indicam, por exemplo, a necessidade de aumentar o engajamento de um público específico e, dessa forma, ajudam a empresa a direcionar campanhas. “Podemos trabalhar com gatilhos para campanhas, o que permite a realização de ofertas contextualizadas conforme o comportamento dos clientes”, exemplifica. Um dos grandes diferenciais, porém, é a participação ativa da Mastercard nesse processo. “Temos um time de consultores que trabalha muito próximo dos clientes, que colabora com o planejamento de cada um deles”, diz. Esse é um trabalho que garante a capacidade de execução de tecnologias e estratégias.

Na ponta do relacionamento, onde estão os consumidores, o efeito também é claro. E são eles quem mais demandam experiências. Nesse sentido, Linares explica que a inteligência e a tecnologia da Mastercard Advisors permitem a eliminação de atritos durante a compra, o que representa um ganho para o cliente também. Nesse caso, não são apenas as empresas que ganham mas, de fato, toda a cadeia de valor.