Walmart anuncia aposta em veículos autônomos para realizar entregas nos EUA

Rede acelera investimento em entrega de alimentos e click and collect. Divulgação do serviço teve campanha publicitária com superprodução hollywoodiana que fez sucesso entre os consumidores

Por: - 5 meses atrás

Polícia localiza 3 toneladas de produtos vencidos em loja de Walmart. Crédito: Shutterstock

Walmart anunciou mais um investimento em veículos autônomos. Desta vez, a empresa firmou uma parceria com a Udelv, que trabalha exclusivamente com o desenvolvimento de tecnologias para entregas com veículos que não precisam de um motorista. As duas empresas estão desenvolvendo um programa piloto para iniciar o serviço de delivery autônomo.

Na primeira fase do programa, as entregas serão feitas em Surprise, no estado norte-americano do Arizona. O vice-presidente de operações digitais do Walmart, Tom Ward, explicou que “a Udelv vai utilizar uma van de carga customizada para entregar alimentos frescos – selecionados pelos nossos colaboradores – para os consumidores”. Ward não deu um prazo para o início das entregas com a nova empresa parceira.

Os veículos da Udelv prometem “diminuir drasticamente o custo das entregas, aumentar a flexibilidade das viagens e reduzir significantemente a emissão de gás carbono nas cidades”. A empresa já faz entregas na Península de São Francisco, na Califórnia.

Atualmente, o Walmart oferece a entrega de alimentos frescos (sem veículos autônomos) em 100 áreas metropolitanas nos Estados Unidos. Assim, a rede pode atingir até 40% das casas norte-americanas. Para 2019, a meta é expandir o serviço para 800 lojas.

Em novembro do ano passado, a Ford também anunciou uma parceria com a varejista para o teste de veículos autônomos. Em julho, o Walmart começou a fazer entregas para um grupo de 400 clientes usando o Waymo, o carro autônomo da Alphabet (dona do Google).

Waymo, o carro autônomo da Alphabet / Crédito: Divulgação

Porém, a parceria com a Udelv deve ser diferente. A empresa de tecnologia já realiza entregas regularmente e deve ser a maior aposta do Walmart para consolidar o serviço tão sonhado pela varejista.

Click and collect

As tentativas do Walmart de acelerar o desenvolvimento da tecnologia de entrega autônoma fazem parte de uma estratégia que a empresa não tenta esconder. A rede costuma divulgar notas dizendo que está trabalhando para facilitar a vida dos consumidores em compras rápidas.

Já em 2019, a maior varejista do mundo expandiu seu serviço de click-and-collect para todas as unidades dos Estados Unidos e tem investido na divulgação do serviço. Nesta semana, a marca divulgou uma campanha para a televisão que fez sucesso no mundo todo.

No vídeo, a empresa usa carros icônicos do cinema para falar sobre o serviço gratuito que permite aos clientes apanharem as compras sem descer do carro. Entre os veículos famosos na campanha estão KITT (Máquina Mortífera), Máquina de Mistério (Scooby-Doo), Relâmpago McQueen (Carros), Bumblebee (Transformers) e o Cadillac dos Caça-Fantasmas.