Black Friday atinge melhor performance de vendas dos últimos oito anos

Pesquisa divulgada pelo IBGE indica que o mês de novembro obteve a melhor performance da década. Melhor gestão de estoques teve importância no resultado

Por: - 9 meses atrás

O Black Friday se tornou a principal data de compras na agenda do consumidor brasileiro. De acordo com balanço divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística -, o mês de novembro foi o melhor desde o ano 2000, resultado obtido pela boa performance da data comercial.

Segundo o Instituto, o volume das vendas apresentou crescimento de 2,9 % em relação ao mesmo mês de 2017. Os números seguiram a prévia antecipada pela pesquisa “Varejo em Transformação”, divulgada pela Deloitte.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O levantamento foi baseado em 126 entrevistas fitas com empresas, de modo que 75% das respondentes destacaram que a estratégia de gestão de estoques foi mais consolidada do que nos anos anteriores.

“O varejo tem procurado se adaptar aos desafios do contexto econômico e também diversificar os meios de interação com o cliente, combinando mídias tradicionais com plataformas disruptivas. O que nos leva a avaliar que o setor está ciente das plataformas modernas de interação, não só para vender ou posicionar a marca, mas para obter informações que os auxilie a definir suas estratégias”, destaca Reynaldo Saad, sócio-líder da indústria de Consumer da Deloitte Brasil.