25% da população mundial seguirá sem acesso à internet em 2024

Um relatório produzido pela Ericsson e apresentado no Fórum Econômico Mundial exibiu um cenário preocupante: até 2024, um em cada quatro pessoas no mundo seguirá sem acesso à internet

Por: - 8 meses atrás

Crédito: Unsplash

Um relatório produzido pela Ericsson e apresentado no Fórum Econômico Mundial afirma que 25% da população não terá acesso à internet em 2024 (seja ela nos formatos 2G, 3G, 4G e outros). O número é significativo, principalmente porque o acesso à informação por meio da rede mundial de computadores ganhou status de direito básico do ser humano, juntando-se assim com a saúde, educação e outros.

De acordo com o relatório, serão 1,9 bilhão de pessoas sem acesso à internet. Desse total, 230 milhões estarão em áreas sem qualquer cobertura de telefonia móvel e 420 milhões em lugares limitados à cobertura de segunda geração (2G).

Alto preço

Nessa conta sobrariam ainda 1,25 bilhão de pessoas, que viverão em áreas cobertas por internet, mas não terão acesso à rede por diversos motivos: o alto preço pelo serviço, o analfabetismo, idade (crianças), ou, simplesmente, por desinteresse.

A boa notícia é que esse número deve diminuir após 2.024. Estima-se que, entre os anos de 2014 até 2024, a base mundial de usuários de banda larga móvel crescerá a uma média de 25 milhões de novos assinantes por mês, puxada pelo avanço dos smartphones e das redes das operadoras.

Veja o estudo completo AQUI.