Plataforma utiliza inteligência artificial para acabar com espaços vazios em aviões

Trafega calcula possibilidades de passageiro viajar com valor estipulado previamente e pode auxiliar a reequilibrar os preços. Entenda

Por: - 8 meses atrás

Azul é eleita a 7ª melhor companhia do mundo pela TripAdvisor

A tomada de decisão para comprar passagens aéreas sempre exige muita paciência por parte do consumidor. Embora as plataformas de comparação de preços ajudem, a variação de de valores sempre acaba confundindo o cliente que deseja viajar. Na teoria sai mais barato se comprar com antecedência, contudo, também é possível encontrar promoções interessantes mesmo se a data de embarque estiver próxima.

Com objetivo de reduzir o tempo do consumidor na checagem de sites de companhia aéreas constantemente, a plataforma Trafega utiliza um sistema de inteligência artificial – apelidado de Olivia – para encontrar os melhores preços com base no que o consumidor deseja pagar.

Ao navegar pela plataforma, o usuário fornece os dados de sua viagem, como origem, destino e datas de ida e volta, e informa o valor que pode pagar pela passagem. O sistema calcula as chances do cliente viajar de acordo com o limite estipulado previamente, de modo que a plataforma sugere oportunidades para compra imediata. “Caso o viajante não encontre o que precisa, a inteligência artificial auxilia-o a encontrar um valor que atenda às expectativas. Vale lembrar que a plataforma garante o mesmo preço do site da companhia ou menor”, explica Eduardo Ibrahim, CEO do Trafega.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A plataforma uniu inteligência de dados e economia comportamental em sua solução, de modo que o sistema vai além das ideiasw tradicionais de marketing sobre comportamento do consumidor. O sistema considera variáveis como percepção de valor e oferecer às companhias algumas técnicas que podem ocupar os espaços vazios em aviões sem comprometer a proteção de preços.

“Estamos no momento perfeito para utilizar ferramentas de IA e machine learning junto à economia comportamental, teoria desenvolvida pelo vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman. Esse é um assunto quente no Vale do Silício e o mercado aéreo é forte candidato para sair na frente”, explica Ibrahim.

A partir do mês fevereiro, a plataforma também disponibilizará um aplicativo gratuito para Android e iOS, que já está em fase de testes e trará toda a praticidade do negócio para a palma da mão.