Como usar a tecnologia a favor da logística do seu e-commerce?

Especialista fala sobre estratégias que podem contribuir para experiências mais valiosas ao consumidor e, consequentemente, apresentam maior potencial de vendas

Por: - 4 meses atrás

Shutterstock

*Por Alfredo Soares

O segmento de e-commerce está em crescente evolução e novas tecnologias surgem a cada dia para agregar e aumentar, não só as vendas, mas a qualidade das lojas virtuais. Isso tudo traz mais benefícios para os lojistas, criando um elo de confiança entre eles e, com a área da logística, por exemplo, não poderia ser diferente.

Apesar de ser uma das áreas que mais trazem dores de cabeça para as lojas virtuais, é nesse departamento que encontramos os mais diversos desafios e soluções em sua operação. Um dos problemas causados por essa área está relacionado com a integração com os Correios, empresa que desde o ano passado possui uma nova política com pacotes de entregas específicos para o e-commerce, na qual ficamos refém dos serviços prestados por eles.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A realidade é que hoje conseguimos atuar de forma mais independente. Por meio da tecnologia, podemos encontrar soluções inovadoras para resolvermos esses problemas, que infelizmente atinge muitos lojistas principalmente os que são menores, que ainda dependem desse tipo de serviço.

Podemos encontrar no mercado uma variedade de startup de logística que tem como objetivo solucionar esse setor. Como sabemos, essa área dentro de uma loja virtual requer precisão, velocidade, baixo tempo de resposta e um serviço de alto nível. Empresas como a Frenet, Melhor Envio e a Intelipost, apresentam ferramentas tecnológicas que buscam resolver essa demanda que o mercado necessita.

Outras startups vêm sobressaindo em um quesito que é considerado um dos mais importantes nas lojas virtuais, o de entrega. São plataformas que chegam ao mercado para otimizar, não só a experiência final do cliente, mas sim modernizar o setor de e-commerce e proporcionam soluções que facilitam o dia a dia de lojistas e clientes.

Não é só a área de transporte que vem sendo impactada pelas novas tecnologias. Já é possível encontrar no mercado ferramentas para áreas como empacotamento, armazenagem, separação dos produtos e rastreamento. É uma cadeia completa de soluções tecnológicas, que além de baratear os custos, torna sua loja virtual mais eficiente para o seu cliente.

Para reflexão final, como viram, é possível encontrar muitas startups que fomentam o setor de logística no e-commerce. Caso deseje implementar uma dessas soluções em sua loja, veja qual é a sua real necessidade e coloque no papel a sua dor, e então veja se a implementação será eficaz de acordo com a sua realidade e necessidades. Aposto que você vai encontrar uma solução no mercado que se adapte ao que você precisa.

* Alfredo Soares, Head Global SMB da VTEX. É fundador da Xtech Commerce, plataforma que em três anos criou mais de 40 mil lojas virtuais e transacionou mais de 500 milhões de reais.