Ford utiliza realidade virtual em 3D para design de carros

Nova ferramenta permite desenvolver carros em projeções 3D. Montadora é a primeira a utilizar realidade virtual com essa finalidade

Por: - 2 meses atrás

A Ford utilizou uma ferramenta nova de realidade virtual, chamada Gravity Sketch, quer permite realizar a projeção de carros por meio de gestor, de modo que o suporte possui rastreadores de movimentos e óculos especiais, sem a necessidade de iniciar o projeto em papel.

Em entrevista, o gerente de design da Ford nos EUA, Michael Smith, destaca as novas possibilidades que esse modelo pode proporcionar. “Poder enxergar todos os ângulos do veículo em 360 graus enquanto ele está sendo desenhado realmente libera a criatividade e reforça a nossa proposta de centrar o design no cliente desde o início de cada projeto”, diz.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Vale lembrar que o desenvolvimento tradicional de automóveis começa a partir de um esboço feito em 2D, que posteriormente é digitalizado em softwares específicos. A ferramenta Gravity Sketch reduz consideravelmente o tempo de processos, de modo que os projetistas conseguem criar o carro em torno do motorista.

A implantação do softaware em todas as unidades globais de design da fabricante deve otimizar as demandas de trabalho e, também, possibilitar a comunicação em tempo real entre diferentes núcleos. “Essa ferramenta leva todo o processo para o mundo da realidade virtual. Com ela podemos analisar mais opções de projeto, em menor tempo, e criar melhores veículos para nossos clientes”, acrescenta Smith.

Com informações do Tiinside.