Starbucks inaugura em Tóquio sua maior loja

Japão é o mercado mais importante para o Starbucks fora da América do Norte. Além da cafeteria, unidade conta com padaria e bar pertencentes à marca

Crédito: Divulgação

O Startbucks inaugurou nesta quinta-feira (28) sua maior loja em todo o mundo. A unidade, que fica em Tóquio, tem quatro andares e impressionantes 9.750 metros quadrados – mais que o triplo do tamanho da unidade de Xangai, que tem 2.700 metros quadrados e agora é a segunda maior do mundo. Esta é a quinta loja do modelo Roastery, que destaca a torra de café e está presente em Nova York, Milão, Xangai e Seattle.

LEIA MAIS
Após acordo, Nestlé vai vender cápsulas de café com a marca Starbucks
Starbucks amplia serviço de entrega nos EUA em parceria com Uber Eats

No local são oferecidas mais de 100 bebidas, além de produtos exclusivos. Uma padaria da rede italiana Princi, que pertence ao Starbucks, ocupa um andar inteiro do prédio. O estabelecimento ainda tem um lounge dedicado a eventos e treinamentos e um andar que abriga um bar.

Design

A unidade foi inspirada nas cerejeiras presentes no Rio Meguro, vizinho da nova loja. As paredes de vidro e as varandas são os destaques do prédio. Este foi o primeiro projeto Roastery projetado por um arquiteto local a partir do zero. A arquitetura é assinada por Kengo Kuma.

Ao entrar no espaço, os clientes se deparam com o maior barril de café da Starbucks do mundo. O compartimento tem mais de 55 metros de cobre adornado com flores de cerejeira artesanais, também de cobre, que mudam de cor ao longo do dia. O barril integra os quatro andares do prédio.

Durante toda a concepção do projeto, artesãos locais trabalharam juntos para incorporar seus conhecimentos e artesanato tradicional nos elementos de design. O teto de madeira foi inspirado na arte do origami. A madeira, de origem local, foi tratada com uma técnica tradicional que a impede de envelhecer, garantindo que o brilho seja mantido por anos.

Mercado importante

Há 23 anos, o  Japão foi o primeiro país a receber uma loja do Starbucks fora da América do Norte. Em novembro do ano passado, a rede de cafeterias prometeu abrir mais 300 lojas nos próximos três anos na ilha asiática. Se o plano for concretizado, o Starbucks terá 1.700 unidades no país até o fim de 2021.

“A inauguração do Tokyo Roastery irá ampliar ainda mais o que a Starbucks Japão fez em todas as lojas do mercado por mais de duas décadas, inovando e entregando o melhor café de qualidade – uma pessoa, uma xícara e um bairro de cada vez”, disse Kevin Johnson, diretor executivo da Starbucks em um comunicado à imprensa.

Além da expansão do físico, a empresa também quer ter uma presença expressiva no online. A rede fechou uma parceria com o aplicativo de entrega de alimentos Uber Eats para o delivery dos produtos em Tóquio. Por enquanto, o programa está sendo testado em seis lojas e deve ser expandido para todas as unidades japonesas em dois anos.

Além disso, a empresa está em parceria com a Line, principal aplicativo de mensagens instantâneas do Japão, em um acordo que permitirá ao Starbucks inovar em várias tecnologias, incluindo pagamento digital. Ainda no primeiro semestre deste ano, o projeto vai conectar mais de 78 milhões de usuários do app à rede de cafeterias.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

As IDENTIDADES do novo consumidor sem rótulos #CM25ANOS

Futuro incerto? O que pensam os futuristas em tempos de crise social

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Manu Gavassi e sua brilhante estratégia de branding. O que as marcas podem aprender com ela?

A ascenção das newsletters

VEJA MAIS