Os 6 segredos das startups bem-sucedidas: um aprendizado global

O que faz uma startup se tornar um negócio vitorioso? O SXSW trouxe os insights de um estudo realizado com empresas de mais de 60 países. Confira

Por: - 2 meses atrás

Adeo Ressi, CEO do Instituto Founder’s dedica-se a pesquisar como as pessoas e as empresas podem usar melhor as tecnologias localizadas na nova era smart e nos autônomos. Um panorama minucioso mostrando no SXSW sobre a realidade de quem pensa em ver sua startup se tornar vitoriosa. Quais são os primeiros a receber novas tecnologias e serviços revolucionários? Quais são as implicações na mobilidade e nenhum projeto de novas tecnologias sem atrito?

“Minhas intenções aqui são inspirar vocês, trazer mensagens positivas que possam ajudar vocês a criar empresas com propósitos. A humanidade está despertando”. Essa foi a introdução do carismático e tranquilo Ressi. Ele entende que nossos tempos estão revelando poderes incríveis que podem levar a humanidade para um nível mais elevado. É o que ele chama de “nova iluminação”. Adeo afirma que tudo sempre começa com um propósito, com aquilo que queremos que o mundo venha a ser.

Propósito pessoal

E qual o propósito de Adeo Ressi? Ele conta que aos 18 anos, teve uma overdose e por milagre, foi revivido: “eu toquei a escuridão e tinha escolhido ficar ali, mas por algum motivo fui trazido de volta”, conta. Ainda assim, a sua vida seguiu sem maiores emoções e ele sentiu a necessidade de fazer coisas diferentes, e dedicou-se a empreender e criar companhias que pudessem ajudar pessoas, empregando,, oferecendo serviços e satisfação. Finalmente, Adeo criou o Instituto Founder’s para inspirar pessoas no mundo todo, particularmente empreendedores. “vi muitos dramas humanos nessa vida e vejo que precisamos curar a humanidade de seus males e vejo que o futuro da humanoide pode ser mais brilhante a partir de empreendedores que criem negócios que curem os grandes problemas do mundo”, observou Adeo, incorporando um pouco a postura de um guru de autoajuda, inclusive fazendo exercícios de respiração e relaxamento com a plateia.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

De volta à conversa, o CEO da Founder’s procura ajudar empresas que possam colaborar para atingir os objetivos globais para desenvolvimento sustentável estipulados pela ONU. Essa jornada começa com uma visão, coletiva e poderosa. A visão de como seria um mundo próximo da perfeição. Ele considera que todo empreendedor é um visionário que procura realizar sua visão por meio de um propósito, um sentimento que o guia para a frente. Na sua concepção, empresas falham quando seus fundadores desistem de seus propósitos. O propósito é a energia vital de todos aqueles que criam e mobilizam seus negócios e empresas.

Pensar e fazer

Uma nova empresa, uma startup precisa ser orientada a propósito, todas as suas ações, pensamentos e tarefas precisam ter o propósito como guia, para que ela realmente possa influenciar a realidade. Ele sugere que os empreendedores coloquem no papel o que almejam atingir, para que nunca percam de vista esse objetivo. Recomenda também que os empreendedores redijam uma lista de sentenças sequenciais, um passo a passo com o que considera fundamental para que a empresa atinja o propósito, e depois, desdobre as sentenças em tarefas a serem realizadas em períodos curtos de 6 semanas a 3 meses. Sua metodologia é uma forma de manifestar de forma clara o que você pretende ser e atingir como empreendedor, tendo a ambição de impactar positivamente o mundo.

Quanto mais empreendedores o mundo tiver capazes de tornar realidade os propósitos e visões que os motivam, o mundo será melhor e novas oportunidades serão criadas para mais pessoas. O Founder’s Institute tem a visão de ver 1/3 das empresas que apoia em mais de 60 países conquistarem um crescimento sustentável e que possam criar milhares de novos empregos, levando esperança para mais pessoas e para tornar o mundo um lugar melhor.
Será possível que em 10 anos, empresas que sigam esses “segredos” simples possam representar um movimento realmente significativo para promover a mudança no mundo?

Adeo Ressi fala em esperança e gratidão. Exala integridade e autenticidade. Acredita que o empreendedorismo é uma força do bem e que existe para ajudar pessoas, e criar oportunidades. Ao conectar emoções à rotina empreendedora, este inspirador propôs um caminho. Cabe a cada um avaliar se este caminho que prioriza a crença no poder da visão e do propósito tem valor e significado.