Estudo mostra preocupação de brasileiros com segurança de dados no e-commerce

Estatística revela que 8 em cada 10 consumidores consideram o sigilo de informações pessoais como fator importante em compras pela internet. Saiba mais

Ao procurar um produto na internet ou acessar um site de compras, 84% dos brasileiros consideram a segurança de seus dados como o aspecto mais importante durante a transação. Dos entrevistados pela pesquisa global de “Fraude e Identidade” da Serasa Experian, 8 em cada 10 brasileiros responderam que se preocupam com a divulgação de suas informações pessoais na internet.

Outros dois atributos valorizados em experiências nos canais digitais são a conveniência e a personalização do relacionamento, com 10% e 6% da preferência dos entrevistados, respectivamente. Eduardo Castro, diretor de Produtos de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, afirma que transparência e segurança na hora de comprar influencia na confiança dos consumidores.

“Cada vez mais as pessoas exigem transparência e segurança na hora de comprar e se relacionar com as empresas no ambiente digital. Por isso, proteger os dados dos consumidores é essencial para aumentar a confiança deles nas suas experiências online e, assim, possibilitar a consolidação e crescimento dos canais digitais das empresas”, conta.

Confiança e transparência

Segundo a pesquisa, 90% dos consumidores entrevistados nos 21 países têm consciência de que suas informações pessoais são coletadas, armazenadas e usadas pelas empresas que operam digitalmente. Ainda, 88% dos brasileiros entrevistados afirmaram que quanto mais transparente um site de compras online demonstra ser, maior será a confiança em realizar transações com a empresa.

Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Para 56% dos consumidores do país, não há problema em fornecer mais dados em transações eletrônicas, caso isso gerasse benefícios a eles. Além disso, 72% dos brasileiros entrevistados estão dispostos a passar por processos mais completos ao abrir uma conta online se as etapas forem reduzidas nos futuros acessos.

Levantamento

A pesquisa foi feira dom mais de 10 mil consumidores ao redor do mundo, com 85 mil contas virtuais e mais de 480 mil transações eletrônicas realizadas no último ano. Também participaram do levantamento mais de 1.000 empresas.

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS
Publicidade sidebar

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS