PepsiCo promove encontro de gerações para conhecer o consumidor

Evento realizado na semana do Dia do Consumidor reuniu público-alvo da marca em busca de novas estratégias para venda de produtos

Por: - 8 meses atrás

Com o objetivo de promover a empatia e uma maior conexão dos colaboradores com os consumidores, a PepsiCo ofereceu palestra e dinâmicas para conhecer melhor os comportamentos e necessidades de seu público-alvo em homenagem ao Dia do Consumidor. O evento, realizado na última sexta-feira (15), na sede da empresa, trouxe um bate-papo com os funcionários e consumidores das gerações X, Y, Z e baby boomers.

Segundo Beatriz Tilkian, diretora de Insights & Consumer Relations da empresa, a oportunidade possibilitou que a PepsiCo conhecesse as diferenças entre as gerações.

“Um dos insights para os funcionários que participaram foi justamente entender a necessidade e importância de abrir seus olhos, coração e mente para entender as pessoas que estão consumindo nossos produtos.  Além disso, conseguimos  demonstrar que as gerações têm diferenças significativas de comportamentos,  mas que valores tradicionais, como família, continuam centrais e importantes, apesar de manifestados de maneira diferente”, afirma.

Time conectado

Para Beatriz Tilkian, hoje em dia, a empresa deve estar, acima de tudo, conectada ao que é relevante para o seu público e promover estratégias de engajamento.

“Para isso, a área de Insights, através de diferentes ferramentas, identifica tendências, movimentos sociais e de mercado, comportamento de compras, hábitos de consumo, além de plataformas de entretenimento e consumo de mídia.  Avanços em tecnologia transformaram a maneira como entendemos o comportamento do consumidor. Estamos trabalhando na modernização de metodologias de pesquisa, de forma que sejam intuitivas, flexíveis, centradas nas pessoas e adaptadas ao mundo social e digital que vivemos hoje”, ressalta a diretora do setor.

Sobre os departamentos da PepsiCo envolvidos nesse processo, a diretora destaca as áreas de Experiência de Marca e Inovações e Pesquisa & Desenvolvimento como essenciais.

“Temos uma área que pensa em estratégias de pontos de contato com os consumidores de cada marca, com base nos objetivos de negócio e nas plataformas de atuação escolhidas – como Música, que é fortemente trabalhada por Doritos, que está presente em grandes festivais como Rock in Rio e Lollapalooza; Futebol, que é liderada por Lay’s, patrocinadora da UEFA Champions League; Games e Universo Pop/Geek, eleita por Ruffles como principal ponto de contato com os seus consumidores.  As áreas de Inovações e Pesquisa & Desenvolvimento são responsáveis por desenvolver produtos que enderecem as necessidades dos consumidores, baseadas nos insights e pesquisas”, diz.

O consumidor é quem manda

Em relação à participação do consumidor no processo de desenvolvimento de produtos da marca, Beatriz pontua as inovações feitas pela PepsiCo e o relançamento de produtos após pedidos.

“Relançamos em abril de 2018 o Cheetos Tubo, produto dos anos 1990, que até então era o mais pedido em nossas redes sociais para que voltasse ao mercado. Quaker, por exemplo, lançou no ano passado a Aveia QUAKER Orgânica nas versões Flocos Regulares, Flocos Finos e Oatbran. Em 2018, também lançamos a primeira água de coco inteiramente voltada ao público infantil. KERO COCO Kids, com zero açúcar. Já Toddynho lançou uma versão ‘Levinho’ com 50% menos gorduras totais e 35% menos açúcares do que a versão regular do produto”, finaliza.