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Brasileiros confiam mais em CEOs do que nos políticos, diz pesquisa

Brasileiros confiam mais em CEOs do que nos políticos, diz pesquisa

Levantamento Edelman Trust Barometer 2019 indica que os líderes das empresas passam a assumir um papel importante na condução de mudanças sociais no País.

O estudo Edelman Trust Barometer de 2019 trouxe um importante termômetro sobre a descrença das pessoas em figuras políticas e instituições. Embora tenha apresentado alta de 10% por conta do período eleitoral, atingindo a marca de 28%, o setor político ainda não se mostra como uma instituição confiável aos brasileiros.

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A 19ª edição do estudo ouviu 33 mil pessoas de 27 países – incluindo o Brasil -, e tem o objetivo de mapear a confiança dos cidadãos em ONGs, governo, empresas e mídia. No recorte brasileiro, as pessoas demonstram mais confiabilidade no que dizem os CEOs de suas empresas do que nas promessas vindas de instituições tradicionais do governo.

Fonte: Edelman

Neste contexto, os líderes de empresas ocupam um vácuo de protagonismo que se criou pela descrença na política, de modo que o setor empresarial assume papel importante para conduzir mudanças sociais no país. “Temos observado importantes quedas na confiança nas instituições ONGs, Empresas, Governo e Mídia, enquanto a confiança no empregador cresce no Brasil e no mundo”, destaca Cristina Schachtitz, vice-presidente da Edelman.

Na amostragem global, aqueles que afirmam “confiar em meu empregador” representam 75% dos respondentes. Esse número é significativamente maior do que ONGs (57%), empresas (56%) e mídia (47%).

Medo do desemprego e desejo por mudanças

Apesar da divergência de confiança entre o público mais informado e a população em massa, todos compartilham um anseio em comum: um desejo urgente de mudança. Apenas um em cada cinco entrevistados considera que o sistema político está trabalhando para eles, de modo que quase metade da população acredita que eles estão falhando.

Fonte: Edelman

O estudo também destaca que 77% dos brasileiros confiam em seus empregadores e acreditam que eles devem estar à frente de processos de mudança no país, ao invés de esperarem condições pré-estabelecidas do governo. A crença de que eles podem ir muito além de fazer sua empresa prosperar também é uma tendência apontada no levantamento. 65% dos respondentes brasileiros acreditam que os CEOs podem trazer transformações em áreas que vão além de seu negócio.

Outro recorte importante no Brasil é que 74% da população geral e 78% do público informado sentem falta de confiança, enquanto 74% da população geral e 77% do público informado sentem-se injustiçados pelo sistema e manifestam um anseio por mudanças. O medo do desemprego também é recorrente, com 73% dos empregados preocupados em perder seus postos de trabalho.

A importância do propósito

Outro dado importante levantado no estudo se refere ao jeito que a empresa participa de transformações que acontecem fora dos portões da companhia. Para os funcionários, um propósito maior do empresário com a sociedade ganha cada vez mais importância. 58% dos funcionários dizem que esperam que seu empregador se apresente como uma fonte confiável de informações sobre questões sociais.

Fonte: Edelman

Os funcionários que depositam confiança em seu empregador têm mais probabilidade de se engajarem. Além disso, 71% dos funcionários acreditam que é extremamente importante para o “meu CEO” apresentar respostas a tempos difíceis. Nessa mesma tendência, 76% da população concordam com esse raciocínio e esperam que os CEOs assumam a liderança em processos de mudança em vez de esperar que políticos o façam.

“Com a queda da confiança nos sistemas de busca e nas redes sociais, as pessoas têm se voltado cada vez mais para as pessoas que conhecem e com quem se relacionam, o que inclui seus empregadores”, explica Cristina.

A mídia também está em momento de contestação. O índice teve queda de dois pontos, chegando a 41%. A expectativa dos respondentes, quando o assunto é “fake news”, é de que o CEO esteja mais próximo da verdade do que a mídia e o governo. A mudança de governo e a esperança por mudanças também mobilizou os brasileiros na busca por informações, resultando em um aumento no consumo de mídia (25%) e no compartilhamento de notícias (58%) de 22 pontos.

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