Uma parceria que impacta o futuro

A união entre startups e Tecnisa, por meio do programa Fast Dating, traz ganhos para todos os envolvidos. Entenda

Por: - 4 meses atrás

São muitas as empresas que escolhem ter uma relação próxima com startups. O objetivo varia: vai desde a possibilidade de impulsionar jovens negócios até a necessidade de se manter inovador por meio dessas parcerias. No caso da Tecnisa, a escolha foi o desenvolvimento do programa Fast Dating. Por meio deles, a empresa contrata startups e impulsiona o modelo de negócio em questão, tornando-se um cliente de grande porte. Com esse processo, a Tecnisa se torna o que Romeo Busarello, diretor de Marketing da empresa, chama de “cliente-anjo”.

Em 2019, o Fast Dating completa oito anos. No período, mais de mil startups já participaram do programa. De acordo com o executivo, o objetivo atual do programa é cada vez mais incorporar o mindset do ecossistema de inovação. Entre as startups envolvidas nos programas, há desde fintechs até as chamadas construtechs.

A Refinaria de Dados, startup que provê inteligência por meio do processamento e análise de dados, é uma das parceiras da Tecnisa. O CEO, Rafael Zenorini, conta ter sido identificado pelo hunter da Tecnisa e convidado para participar do programa. A partir desse momento, tudo correu cada vez melhor.

A Refinaria de Dados participou do processo seletivo em 2018. Com a Tecnisa, a startup desenvolveu um produto que otimiza o processo de venda de novos imóveis. “Trabalhamos sobre uma base de potenciais clientes para um produto específico, como um apartamento, e trazemos novas variáveis para a base de dados”, revela. “Assim, criamos modelos de propensão a compra e ranqueamos os leads entre os mais ou menos propensos a fechar negócio”. Para este ano, a perspectiva da startup é ter um crescimento de 300%.

Este é apenas um dos exemplos da transformação que uma empresa é capaz de viver a partir da relação com startups. A experiência do ecossistema de inovação ajuda a identificar e eliminar problemas que, mesmo quando pequenos, podem atrapalhar a eficiência de uma empresa. As jovens organizações, que surgem com o objetivo de eliminar tais dores, podem ser a solução.