Tênis de chiclete reciclado retirado das ruas? Conheça o produto

Marca holandesa Gumdrop em parceria com o designer Explicit Wear lançou um tênis feito parcialmente de goma de mascar das ruas de Amsterdã

Por: - 8 meses atrás

Cinco anos para se decompor. Esse é o tempo de duração da decomposição do chiclete na natureza. Para lidar com o problema, a marca holandesa Gumdrop em parceria com o designer Explicit Wear lançou um tênis feito parcialmente de goma de mascar reciclada retirada das ruas de Amsterdã.

A tecnologia ganhou o nome de Gum-Tec e é a base para a fabricação do tênis Gumshoe. A relação com a cidade também estampa a sola do calçado com o mapa da capital holandesa.

Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

De acordo com o projeto, a prefeitura da cidade gastaria milhões de euros anualmente para limpar os chicletes descartados nas ruas. Agora, cada quilo de goma de mascar poderá ser usado na criação de até quatro pares de tênis. Os compostos Gum-Tec são transformados em pequenos grãos e então moldados no solado.

O produto está disponível nas cores rosa e preto com vermelho e será vendido por, aproximadamente, € 199,95 (cerca de R$ 870). Segundo a empresa, os produtos possuem, no mínimo, 20% de materiais reciclados na sua confecção. A superfície do tênis, por exemplo, é feita de couro, segundo o site do fabricante.