Cabeça aberta para o mundo das startups

O modelo de inovação da Tecnisa envolve as startups em um processo positivo para todos os envolvidos

Por: - 5 meses atrás

Conhecer o contexto, ter consciência dos maiores exemplos de inovação dentro do setor em que atua e aceitar um envolvimento cada vez maior com players e jovens empresas que são referência são atitudes que têm ajudado grandes organizações a inovar. A relação com startups, por exemplo, é uma alternativa que tem sido utilizada por companhias que sentem a necessidade de, no dia a dia, manter o dedo no pulso da inovação.

Algumas empresas optam por criar espaços onde empreendedores podem ficar alocados, pensando e criando seus próprios negócios. Outras, escolhem algumas startups para apoiar – ajudando-as a crescer e, consequentemente, obtendo retorno desse crescimento.

A escolha da Tecnisa foi um tanto diferente: em vez de investir em pequenas empresas, a construtora decidiu ser o que Romeo Busarello, diretor de Marketing da Tecnisa, chama de “cliente-anjo”. Por meio do programa Fast Dating, aempresa contrata startups e, por consequência, impulsiona o modelo de negócio em questão – afinal, torna-se um cliente de grande porte. Dessa forma, cria-se um vínculo positivo que beneficia a todos: a startup obtém uma oportunidade de crescimento, enquanto o mindset da Tecnisa se torna ainda mais inovador, com ganhos consideráveis em eficiência e digitalização.

Criado há oito anos, o Fast Dating já envolveu mais de mil startups, de áreas variadas. Desde marketing à construção, atendendo a aspectos internos e ao core da empresa, o programa transformou pequenas questões do dia a dia em soluções práticas. “Todas as áreas da empresa incorporaram o espírito das startups, eliminando microdores’”, explica.

Busarello cita como exemplos o uso de drones na identificação de pequenos defeitos nas fachadas de prédios (realizado desde 2012) e a implementação de processo que permite a comercialização de imóveis via Bitcoins, em 2014. Essa é uma atividade que colabora com um resultado de qualidade e duradouro – o que ajuda a reduzir custos posteriores e, naturalmente, afeta positivamente a experiência do cliente.

A startup que deseja participar do Fast Dating precisa passar por algumas etapas: