Supermercado holandês cria primeiro corredor sem plástico do mundo

Loja do supermercado Ekoplaza em Amsterdã conta com mais de 700 itens disponíveis para compra no corredor. Empresa planeja implementar em toda a rede

Por: - 1 semana atrás

Supermercado holandês cria primeiro corredor sem plástico do mundo

A onda contra o consumo de plástico e a substituição por itens biodegradáveis vem entrando no nosso dia a dia. No Rio de Janeiro, os canudos plásticos já são proibidos nos comércios e um projeto que regulamenta a retirada desses produtos em São Paulo já tramita na Câmara de Vereadores.

Foi pensando nisso, que o supermercado holandês Ekoplaza resolveu criar o primeiro corredor de produtos sem plástico do mundo. Na loja, em Amsterdã, mais de 700 itens estão disponíveis para compra. O plano é aplicar o conceito nas 74 lojas da rede até o final deste ano.

Erik Does, CEO da Ekoplaza, disse ao jornal The Guardian que a iniciativa é um marco para os consumidores no setor de alimentos e bebidas.

“Nós sabemos que os consumidores estão cansados de produtos embalados sob várias camadas de plástico. Corredores com produtos livres deles são uma forma inovadora para testarmos materiais biodegradáveis, uma alternativa muito mais ecológica de embalagem”, afirma.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Projeto

As embalagens alternativas para grãos, legumes e sucos são feitas a partir de biomateriais derivados de fibras vegetais e polpa de madeira. Segundo a empresa, após o consumo dos produtos, as embalagens podem ser descartadas com o lixo orgânico comum, já que se decompõem em cerca de 12 semanas.

O movimento vem em meio a crescente preocupação global sobre os danos que os resíduos de plástico estão causando nos oceanos e às cadeias alimentares. Cientistas alertam que a poluição plástica já atingiu níveis tão alarmantes que ameaça a contaminação permanente do mundo natural.

No início deste ano, uma investigação do jornal The Guardian revelou que os supermercados do Reino Unido eram uma importante fonte de resíduos de plástico, produzindo 1 milhão de toneladas por ano.

VEJA TAMBÉM: Fast Fashion cria moda sustentável com fibras de abacaxi e cascas de laranja