Em vídeo, bancos falam sobre transformação digital e uso do SAC para clientes

Uma campanha lançada pela Febraban aborda a transformação digital no universo do consumidor e reforça o jeito correto de usar os canais de relacionamentos

Por: - 1 semana atrás

Em vídeo, bancos falam sobre transformação digital e uso do SAC para clientes Crédito: Unsplash

A última edição do estudo “Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2018” confirmou, mais uma vez, aquilo que as instituições financeiras já haviam percebido nos anos anteriores: é cada vez maior o número de consumidores acessando os bancos digitais, sejam eles acessíveis a partir da tela do seu computador (internet banking) quanto do seu smartphone (mobile banking).

Em 2017, os bancos registraram um total de 161 milhões de contas-correntes no Brasil – número 1,9% maior do que no ano anterior. Esses modelos não apenas ajudaram a aumentar o número de bancarizados, mas também compensou o fechamento de contas bancárias dentro do tradicional modelo físico (agência). O mobile banking, por exemplo, alcançou um total de 59 milhões de contas ativas nesse canal – mesmo número das contas de internet banking. Só no ano passado, foram abertas 1,6 milhão de contas por mobile no Brasil, quase três vezes mais do que em 2016.

LEIA MAIS: Nubank atinge 100% dos municípios brasileiros e soma 6 milhões de clientes

O mesmo estudo da Febraban ainda lançou um olhar comparativo sobre o internet banking. Em 2016, representava 15% mais de contas do que o mobile banking. Este ano, de novo, o número entre os dois é o mesmo, segundo o estudo da Febraban. E essa diferença foi ainda maior em 2015: 27%.

Já os bancos físicos vivem na contramão dessa lógica. O estudo mostra uma queda no número de agências: de 23,4 mil, em 2016, para 21,8 mil em 2017.

Dúvidas

Com tanta gente desembarcando em massa dentro desses novos modelos de bancos digitais, as dúvidas surgem quase como consequência. Afinal, no banco tradicional era você e o atendente – com uma gigantesca fila no meio. Agora, a palavra de ordem é autosserviço.

LEIA MAIS: CONFIRA A EDIÇÃO ONLINE DA REVISTA CONSUMIR MODERNO

Para ajudar o consumidor na travessia de toda essa transformação digital, a Febraban lançou um vídeo com dicas e sugestões valiosas sobre os serviços presentes dentro dos aplicativos dos bancos. Hoje, os bancos permitem não apenas o acesso a sua conta, mas realizar investimentos no mercado financeiro, fazer empréstimos, entre outros serviços.

Mas o vídeo oferece outras informações valiosas. Ele também ensina como o consumidor deverá proceder uma queixa, o canal correto e até em que momento correto de acionar a ouvidoria.