Crédito: Unsplash
O processo de reconstrução da Catedral de Notre Dame, parcialmente destruída por um incêndio ocorrido no último dia 15, deve contar com a ajuda preciosa de uma das mais avançadas tecnologias computacionais da atualidade. Segundo uma reportagem da revista “Wired”, o governo francês estuda utilizar os arquivos do falecido estudioso em arte Andrew Tallon que, em 2015, ficou famoso pelo escaneamento minucioso da catedral por meio de lasers.
De acordo com a reportagem, Tallon ficou conhecido por seu método inovador de reconstrução ou reforma de construções históricas. Hoje, historiadores utilizam técnicas consideradas arcaicas e que incluem objetos como cordas, réguas e lápis. Já o processo de Tallon realiza um mapeamento a partir de lasers e um computador avançado para mapear a superfície e também a estrutura da construção. Em quase uma década, a tecnologia foi usada para mapear toda a Notre Dame e ajudou, por exemplo, a entender o material usado e até precisar quantas reformas foram feitas no local.
Esse mapeamento resultou em uma espantosa e precisa maquete tridimensional da catedral, inclusive com imagens detalhadas de cada decoração entalhada nas paredes do espaços e até as cores usadas. Ao todo, Tallon registrou mais de 50 locais dentro e ao redor da catedral, resultando na incrível somatória de um bilhão de pontos de dados. Veja a reportagem sobre o escaneamento da catedral.
O incêndio que destruiu parcialmente a catedral de Notre Dame aconteceu no último dia 15 durante o concorrido horário de visita do local. Segundo o “The New York Times”, o fogo demorou menos de uma hora para se espalhar do sótão da catedral ao telhado, derrubando assim o pináculo central. A construção da catedral começou em 1163 e terminou em 1345, de acordo com um artigo do NYT sobre a história do monumento. O telhado de madeira continha vigas históricas do ano de 1220, todas destruídas pelo incêndio.
O que o mundo corporativo pode aprender com o caso da série mais assistida da…
Saiba quais tecnologias estão sendo adotadas para que a máxima “agro é tech” se expanda…
A lei do superendividamento completou um ano de sanção presidencial. Mas o que aconteceu com…
Granado otimiza sua operação de varejo eletrônico com solução de embalagem sustentável; conheça uma ação…
Antonio Fadiga, Sócio e CEO, da Artplan, fala sobre os caminhos na construção de uma…
A gigante do streaming anunciou parceria com uma empresa de viagens europeia para trazer passeios…
Esse website utiliza cookies.
Mais informação