Varejo aposta em caça ao tesouro e realidade aumentada para ampliar vendas na Páscoa

Ri Happy e Ancar Ivanhoe (dona de shoppings) são algumas das redes que apostam na realidade aumentada e nos jogos de caça ao tesouro. Confira

Aplicativos de realidade aumentada, como Pokémon Go, são tendências para este ano (Unsplash)

A Ri Happy, tradicional loja de brinquedos, aposta alto na Páscoa, apesar de não ser a data mais relevante em seu calendário. A empresa lançou a ação “Caça aos Ovos Premiados”, que está conectada com as transformações do varejo e dos consumidores, com novas possibilidades de brincar, associadas ao mundo digital.

A rede lançou no final de março o aplicativo gratuito “Ri Happy Caça aos Ovos” (disponível nos sistemas IOS e Android), oferecendo uma experiência em realidade aumentada nas lojas para diversão entre toda família e com mais de 25 mil prêmios. A meta inicial era bater 80 mil downloads até o final da campanha, mas os números já revelam um retorno muito positivo das famílias por todo país e agora a expectativa é passar dos 100 mil.

Uma das referências utilizadas na criação do app foi o game “Pokémon Go”, lançado em 2016. Funciona assim: o cliente baixa o aplicativo e no seu primeiro acesso já recebe um tutorial completo de como capturar os ovos e sobre todos os acessórios. Para continuar brincando, é necessário recarregar o dispositivo virtual “localizador de ovos”. Basta o cliente ir com as crianças até uma loja Ri Happy – cada loja possui um QR Code para leitura – e recarregá-lo gratuitamente quantas vezes quiser através do aplicativo. A sessão de caça aos ovos ocorre sempre dentro da loja.

Os ovos possuem diversos tipos de prêmio, que variam entre vale compras de R$ 20, R$ 40 e R$ 100 para serem utilizados nas lojas Ri Happy, além de brindes e acessórios virtuais. Para abrir um ovo e descobrir seu prêmio, o jogador precisa de uma raspadinha: a cada R$ 50 em compras em qualquer produto na loja física, o cliente recebe a raspadinha e cadastra seus dados no aplicativo para validá-la. “Cada vez mais as crianças estão conectadas com as tendências do mundo inteiro e ampliando a brincadeira. O aplicativo foi desenvolvido para entreter pais e filhos nas lojas por todo país”, afirma a diretora de marketing da Ri Happy, Flávia Drummond.

O aplicativo “Ri Happy Caça aos Ovos” alcançou o top 10 de downloads na categoria aventura da App Store nos primeiros dias do lançamento. A campanha segue em toda rede até o dia 21/04.

Nos Shoppings

O CenterVale Shopping está apostando em aumento de 5% nas vendas e no fluxo durante a Páscoa na comparação com o mesmo período do ano passado com a ação “Páscoa Game Show”, entre os dias 18 e 20 de abril. A ação, promovida pela Ancar Ivanhoe, administradora do empreendimento também acontecerá em outros 15 empreendimentos da rede, como o Shopping Pátio Paulista, na região da Avenida Paulista.

Ao todo, serão 180 ovos de chocolate espalhados por cada shopping que as crianças poderão caçar por meio do aplicativo “Promo Ancar”, via sistema de realidade aumentada, como a iniciativa da Ri Happy.

Para o responsável pelo Marketing do CenterVale Shopping, Thiago Marques, a estratégia é tornar as datas do varejo cada vez mais inovadoras e interativas para os consumidores. “O que viemos buscando é oferecer aos nossos clientes mais do que descontos. Queremos proporcionar experiências divertidas através de recursos como gamificação e realidade aumentada, nos diferenciando do mercado e encontrando parceiros com uma estratégia em sinergia com a nossa”, avalia.

Na internet

Para facilitar o dia a dia dos usuários que querem comprar produtos para si ou presentear entes queridos, a Rappi lançou uma loja virtual com mais de 30 itens, entre ovos de páscoa, caixas de bombom e até mesmo barras de chocolate. Os pedidos realizados no aplicativo são entregues em até 2 horas.

No dia 18 de abril, a Rappi também fará uma caça aos ovos de Páscoa. Serão espalhados diversos ovos pelo aplicativo e os usuários que os encontrarem ganharão R$ 25 para gastar como quiser dentro da plataforma.

Algumas plataformas digitais ajudam os consumidores na hora de escolher os ovos para comprar, no varejo físico ou digital, como o Google Shopping, ferramenta de pesquisa de preços do Google, que permite comparar o valor dos produtos pesquisados em diversas lojas simultaneamente.

O site do Cuponomia reúne ofertas e cupons de desconto de lojas e supermercados online com códigos promocionais exclusivos para compras de ovos de Páscoa no e-commerce. Para utilizar é preciso copiar o código no site e inserir na finalização do pedido da loja.

Para os consumidores que pretendem fazer as compras dos presentes nas lojas físicas, o aplicativo Tiendeo disponibiliza os folhetos de ofertas dos principais magazines e supermercados do país. Os folhetos são atualizados toda semana na plataforma e também podem ser consultados pelo site.

Os pets não ficam de fora

A Cobasi, pioneira no conceito de shopping para animais no Brasil, irá promover pela primeira vez nas suas 79 lojas a Brincadeira de Caça aos Ossos para os tutores e seus cães se divertirem no feriado de Páscoa. A ação irá ocorrer nos dias 19,20 e 21 de abril no período de funcionamento das lojas.

As famílias que forem na Cobasi nesses três dias irão ganhar uma tabela com espaço para seis adesivos, as pessoas terão que percorrer nos diferentes setores da loja para encontrar os funcionários que estarão distribuindo este adesivo. Cada setor terá um diferente. Quem apresentar ao caixa a cartela com os 6 adesivos preenchidos ganhará um desconto de 10% no valor total da compra.

A ação tem o objetivo de tornar a compra lúdica no feriado de Páscoa sendo divertido para as famílias. Além disso, tem a intenção de fazer com que o cliente conheça todos os setores das lojas.






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