Renault inaugura espaço de inovação em parceria com Cubo Itaú

Centro de inovação acompanha outras práticas da montadora com objetivo de oferecer soluções em mobilidade. Plataforma de carsharing é outra novidade

Por: - 3 meses atrás

Renault inaugura espaço de inovação em parceria com Cubo Itaú

Com proposta de estreitar relações entre empreendedores, investidores, grandes empresas e universidades, a Renalut inaugurou, em parceria com o Cubo Itaú, o Renault Lab, em São Paulo. A ideia é fomentar espaço para inovação e novos modelos de negócios, de modo que a montadora também aproveitou a ocasião para lançar um serviço de carsharing com seu modelo 100% elétrico, o Zoe.

O novo espaço integra uma frente maior de ações da Renault com proposta de inovar, como o Creative Labs, em São José dos Pinhais, no Paraná, e também o America Digital Hub, de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Versão híbrida do Corolla movida a etanol chega ao Brasil este ano

“Com o Renault Lab queremos marcar presença neste ecossistema para oferecer nossas soluções, desenvolver projetos inovadores de mobilidade sustentável e também para a fábrica 4.0”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Carros elétricos nas ruas

A montadora também dará início a um serviço de carsharing que contará com o Zoe, um modelo 100% elétrico. Inicialmente, a novidade estará disponível para os residentes do Cubo Itaú e, também, para cerca de 300 colaboradores da Renault que atuam no escritório localizado na Vila Olímpia, em São Paulo. Para acionar o sistema, é necessário utilizar a plataforma Joycar, startup que integra o Cubo Itaú e contratada especialmente para essa ação.  O custo de lançamento é de R$ 6 por 15 minutos.

Renault lança serviço de car sharing em parceria com Cubo Itaú

Próximos passos

A montadora francesa faz parte do Alliance Venture, um fundo que conta também com empresas como Nissan e Mitsubishi. De acordo com Francois Dossa, presidente do fundo, existe um plano de inserir o Brasil no roteiro de investimentos de startups.

Vale destacar que a montadora é líder na venda de carros 100% elétricos na Europa, de modo que esse é um mercado que cresceu 45% no ano passado. De acordo com Gondo, a empresa está focada em soluções que vão além das discussões que dominam o segmento automobilístico atualmente.

“A Renault tem o ‘know-how’ em projetos de mobilidade de diversos tipos mundo afora e agora traz essa expertise ao Brasil. Mais do que oferecer soluções em mobilidade, queremos ser referência em mobilidade sustentável no Brasil”, diz.

LEIA MAIS: CONFIRA A EDIÇÃO ONLINE DA REVISTA CONSUMIR MODERNO