Robô que inspirou série “Black Mirror” pode chegar ao mercado até o fim do ano

O nome do robô é SpotMini e foi produzida pela empresa Boston Dynamics. Veja vídeos com as assustadoras habilidades dessa máquina

Crédito: divulgaão/ Boston Dynamics

No último dia 16, a Boston Dynamics, empresa de robótica que já pertenceu ao Google, divulgou um novo vídeo do SpotMini, um robô quadrúpede com força sobre humana e que inspirou um episódio da série “Black Mirror”, da Netflix. A máquina deve chegar ao mercado até o fim do ano.

Intitulado de “Mush, Spot Mush!, o vídeo foi publicado no YouTube e mostra 10 SpotMinis, cada um deles pesando menos de 30 quilos, puxando um caminhão com algumas toneladas. Veja o vídeo:

Outras habilidades

O vídeo acima é apenas o último capítulo de uma impressionante série de habilidades do robô exibida pela Boston Dynamics nos últimos anos. O primeiro foi publicado no YouTube há quatro anos e mais parecia uma comédia pastelão protagonizada por uma espécie de cachorro de metal. Hoje, o robô já exibe habilidades de respeito. Ele se locomove por meio de um sistema de navegação em 3D de última geração, o que permite uma locomoção de maneira rápida e eficiente. Foi justamente essa tecnologia que possibilitpu ao SpotMini subir e descer uma escada.

Além disso, o robô é capaz de abrir portas…

… e até de dançar.


Governo americano e Black Mirror

Mas nem tudo é divertido na curta, porém intensa trajetória do robô. O SpotMini é tema frequente de todo o tipo de futuro apocalíptico dominado por máquinas inteligentes. Entre os defensores, o principal argumento é que a Boston Dynamics teria estreitos laços com o governo americano. Na verdade, isso é uma “meia verdade”. De fato, os primeiros robôs da empresa foram financiados pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), uma agência ligada ao Departamento de Defesa dos EUA. No entanto, há tempos os laços com o governo foram rompidos. Em 2013, a empresa foi adquirida pelo Google que, por sua vez, revendeu a Boston em 2017. Hoje, ela pertence a Soft Bank, um grupo japonês famoso por investimentos em telecomunicações e novas tecnologias.

Outra fator que alimentou esse tipo de conspiração foi a Netflix. O SpotMini serviu de inspiração para criar o robô assassino quadrúpede do episódio Metalhead, da série “Black Mirror”. Ele aparece no episódio 5, da quarta e última temporada.


Seja bom ou ruim, o fato é que a máquina deverá chegar ao mercado até o fim deste ano. A afirmação é do fundador e CEO da Boston Dynamics, Marc Raibert, que admitiu essa possibilidade em um evento da TechCrunch em maio do ano passado. Segundo ele, a ideia é que ela auxile os seres humanos na agricultura, nas  construções de prédios, entre outras funções.

A seguir, um teste feito em uma construção no Japão:

E não deve parar por aí. A Boston Dynamics possui outros robôs com habilidade ainda incríveis, incluindo um bípede realizando uma espécie de parkour.

 

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

Vídeos

VEJA MAIS

Revista Consumidor Moderno

VEJA MAIS