A senha mais hackeada no mundo

Estudo do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido identificou a sequência “123456” como a senha mais comum nas contas violadas

Crédito: Shutterstock

Pessoas em todo o mundo usam senhas muito fáceis de adivinhar. Foi o que constatou o estudo feito pelo Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido (NCSC) ao identificar a sequência “123456” como a mais comum em contas hackeadas na internet. A pesquisa analisou as 100 mil senhas mais utilizadas que foram acessadas por terceiros.

Para isso, o NCSC acessou bancos de dados públicos de contas violadas para ver quais palavras, frases e sequências caracteres. No topo da lista estava o 123456, com mais de 23 milhões de usuários. Na sequência, os analistas encontraram “qwerty”, “password” e 1111111 como as senhas das contas mais hackeadas.

Na base de dados, havia ainda nomes em inglês considerados pelos britânicos como fáceis de adivinhar. Entre eles Ashley, Michael, Daniel, Jessica e Charlie compõe a lista dos cinco mais citados.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

A pesquisa ainda elenca cinco nomes de super-heróis e personagens mais utilizados como senhas na internet. Veja abaixo:

  • Superman – 333,139 mil
  • Naruto – 242, 749 mil
  • Tigger – 237, 290 mil
  • Pokemon – 226, 947 mil
  • Batman – 203, 116 mil

De acordo com o diretor técnico do Centro de Estudos, Ian Levy, a segurança cibernética é colocada em risco. “Ninguém deve proteger dados confidenciais com algo que possa ser adivinhado, como seu primeiro nome, time de futebol local ou banda favorita”, disse.

Recomendações

O NCSC recomenda que as pessoas escrevam três palavras aleatórias, mas que sejam fáceis de memorizar, para usá-las junto como uma senha única e forte.

“Usar senhas difíceis de adivinhar é um primeiro passo forte e recomendamos combinar três palavras aleatórias, mas memoráveis. Seja criativo e use palavras memoráveis ??para você, para que as pessoas não consigam adivinhar sua senha”, finaliza Levy.

Tags:





MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS