Realidade virtual muda experiência do cliente na concessionária

Experiência digital da Volkswagen integra sistema de computador com monitor, tablet e óculos de realidade virtual e nova vivência para o consumidor

Por: - 3 semanas atrás

Pensando no novo consumidor, que busca interatividade e conectividade, o modelo tradicional de concessionárias de veículos vêm perdendo espaço. Foi a partir dessa ideia que a Volkswagen desenvolveu um novo conceito com a criação da concessionária digital (assista abaixo ao vídeo).

A DDX (Digital Dealer Experience) é composta por um monitor de 55 polegadas, sistema de computador e óculos de realidade virtual. Conectados ao sistema integrado da fábrica, o vendedor na concessionária consegue mostrar todos os produtos da fabricante apenas com a plataforma.

O novo modelo, lançado no Salão do Automóvel em 2018, começa a ser implementado nas concessionárias da Volkswagen no país a partir deste mês. De acordo com o gerente executivo de digitalização e novos modelos de negócios da empresa na América do Sul, Fabio Rabelo, mais de 100 pedidos pela instalação do projeto foram feitos.

O custo para a implantação do DDX com todos os equipamentos e acessórios é de R$30 mil, segundo Fabio. O projeto também será replicado em países da América Latina, como Argentina, Chile e Uruguai ainda no primeiro semestre desse ano. Segundo o gerente executivo, o novo modelo vai permitir a existência de concessionárias mais enxutas, com 90 metros quadrados, e melhor localizadas nos centros urbanos.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

O que muda?

Portabilidade, uso personalizado e otimização de serviço são os benefícios apontados pelo gerente no atendimento ao consumidor com o uso da concessionária digital.

“A ideia não é acabar com o que o parceiro já construiu. Nós queremos agregar valor e trazer novidade. Nosso desafio é trazer soluções que aprimorem ainda mais a experiência do cliente, seja no momento de compra do seu carro, como no seu relacionamento com o produto no dia a dia”, afirma Fabio Rabelo.

Com o uso do tablet, por exemplo, o sistema pode ser levado até a casa do cliente. Por meio de óculos de Realidade Virtual, os clientes poderão “entrar” em todos os veículos do portfólio VW. Além da experiência em realidade virtual, o sistema de pagamento em concessionária também será digitalizado.

De acordo com o gerente executivo, o novo modelo entrará em operação até junho de 2019 com eliminação, quase completa, do uso do papel no ato da compra do automóvel.

Realidade virtual muda experiência do cliente na concessionária

Novo assistente

A nova plataforma digital “Meu VW” da Volkswagen traz o manual cognitivo, um assistente virtual para consulta imediata do proprietário de um veículo da marca. O aplicativo  “VW Connect” disponibiliza informações de quilometragem do veículo, autonomia, velocidade média, trajetos percorridos, data das viagens e consumo de combustível de cada trajeto.

Além disso, monitora o estilo de condução em relação às rotações do motor, vigor em acelerações, frenagens, velocidade e temperatura do veículo para facilitar a vida do consumidor. Inicialmente disponível no Brasil, o sistema deve chegar na Argentina em maio e em outros países da América Latina no segundo semestre.

Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC). O Manual Cognitivo já realizou aproximadamente 110 mil interações e fala português e espanhol, com 13 mil perguntas cadastradas em sua base de dados e elaboradas segundo informações obtidas pelo call center da Volkswagen.

Confira o vídeo com o novo modelo de concessionária