Pesquisar
Close this search box.
/
/
Adidas, Reebok e Patagonia estão entre as marcas mais transparentes

Adidas, Reebok e Patagonia estão entre as marcas mais transparentes

Levantamento da Fashion Revolution avaliou as principais práticas das labels de moda, em categorias como direitos humanos e ações ambientais

Um levantamento feito pelo grupo Fashion Revolution analisou 200 marcas de moda e varejo e levantou uma questão: o quão transparentes são as empresas em relação ao público consumidor? A análise considerou práticas como consumo consciente, políticas de direitos humanos, ações ambientais e cadeia de suprimento. Adidas, Reebok e Patagonia estão entre as labels com o melhor desempenho, segundo os critérios da pesquisa anual.

As três tiveram 64% dos 250 pontos possíveis. Na sequência aparecem as marcas Esprit e a gigante de fast shop H&M, somando 62% e 61%, respectivamente. Os números revelam um cenário inédito e refletem os esforços das empresas de se tornarem cade vez mais transparentes. Isso porque pela primeira vez as marcas tiveram porcentagem maior que 60% na pesquisa geral.

LEIA MAIS: Fast Fashion cria coleção sustentável com fibras de abacaxi e cascas de laranja

Entre as labels de luxo, Gucci e Bottega Veneta alcançaram a maior pontuação e obtiveram 100% de pontuação em todos os critérios. Isso inclui as chamadas “políticas e compromissos”, como as práticas socioambientais da empresa.

consumo consciente
A Reebok criou o NPB UK Cotton+Corn, um tênis sustentável feito de milho e algodão

O ranking é calculado de acordo com inúmeros fatores. 70 das 200 marcas analisadas, por exemplo, costumam publicar uma lista com todos os seus fornecedores. Já 38 divulgam as etapas de seu processo de fabricação, incluindo onde as peças são tingidas, bordadas e estampadas.  Na pontuação geral 55% compartilham em seus sites a chamada pegada de carbono, que representa o total de emissão de gases de efeito estufa em decorrência de seu processo de fabricação – embora apenas 19,5% evidenciem os números das emissões de carbono em toda a cadeia de fornecimento.

LEIA TAMBÉM: Patagonia, a marca que pede para você consumir menos

Muito a melhorar

Apesar do considerável crescimento das marcas em transparência, a The Fashion Transparency Index 2019 apontou para um cenário preocupante. Apenas 26,5% das marcas compartilham com o consumidor as ações que têm praticado para reduzir o desperdício com estoque morto e amostras de produção. E quando o assunto é reciclagem, somente 23,5% assumem fazer uso da prática sustentável.  Apesar da indústria têxtil ainda ser uma das mais poluentes, apenas 26% das marcas explicam como têm investido em soluções para sanar o problema.

“A Hermès é atualmente a única marca de luxo que publica uma lista de seus fabricantes. Em geral, nesta categoria, vimos as marcas crescerem no ranking de 12,5%, há três anos, para 35% hoje. A divulgação de listas de fornecedores é um elemento fundamental para os direitos humanos. É também necessário dar um primeiro passo em relação aos impactos da violação trabalhista e ao direito do consumidor. Entender que são fatores que podem prejudicar a reputação das marcas. Precisamos ver o mercado de luxo melhor muito ainda nesta área”, afirmou Carry Somers, fundadora da Fashion revolutions, em entrevista para a “Vogue” britânica.

Consumo consciente
A Patagonia está entre as três marcas mais transparentes

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]