Pesquisar
Close this search box.
/
/
Trabalho voluntário: como a experiência pode contribuir para uma organização?

Trabalho voluntário: como a experiência pode contribuir para uma organização?

Colaboradoras da 3M Brasil e da Mondel?z contam suas experiências dentro e fora do Brasil com atividades de voluntariado e aprendizados na carreira

Mudança de ares e novas atividades podem contribuir para colaboradores de qualquer organização. Uma iniciativa das empresas está voltada ao trabalho voluntário em regiões e locais dentro e fora do Brasil que fogem do cotidiano das grandes corporações.

Fantástica. É como define Roberta Sadi, Black Lean Six da 3M do Brasil, nas Filipinas em fevereiro deste ano. Durante duas semanas no arquipélago com mais de 100 milhões de habitantes, a gestora participou de uma imersão em uma ONG dedicada à proteção de crianças em situação de vulnerabilidade.

O foco do trabalho de Roberta foi com o time de finanças interno, auxiliando na construção de um planejamento financeiro de longo prazo para otimizar os processos internos.

Sobre o projeto de voluntariado, Roberta conta que sempre se interessou por ações como essa. “Sempre me interessei por trabalho voluntário e por conhecer novas culturas, mas nunca tinha pensado que seria possível unir esses dois interesses. Quando soube do programa 3M Impact, aberto a todos os funcionários da empresa globalmente, achei incrível e logo pensei que adoraria participar”, conta.

Trabalho voluntário: como a experiência pode contribuir para uma organização?
Crédito: Divulgação

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

No Brasil

O desafio de um trabalho voluntário também acontece em terras brasileiras. Vilma Moreira, secretária na Mondel?z Brasil, está no comitê de voluntariado da empresa há cinco anos e já acumula experiências fora da caixa com atividades no Projeto Casulo e Arco, em São Paulo.

Vilma trabalha com crianças e jovens de cinco a 17 anos e busca estimular a prática de atividade física e o consumo de alimentos saudáveis. Além disso, a colaboradora da companhia também participa da equipe de palestras voltadas ao mercado corporativo.

Para ela, a troca de energia com as crianças e adolescentes é o ponto mais especial.

“Todos os envolvidos são beneficiados com brilho no olhar, sorrisos, sensações e troca de bons sentimentos. Percebo também que, na maioria das vezes, a simplicidade na organização das atividades é peça fundamental para o sucesso da ação”, conta Vilma.

Desde o início de sua participação com o trabalho voluntário, Vilma observou que esse tipo de atividade pode desenvolver diversas habilidades no participante.

“Tenho participado como uma das líderes do comité de voluntariado há 5 anos e percebo que esta experiência me possibilita exercitar outras ferramentas importantes para o meu dia a dia como profissional, como trabalho em equipe, empatia, orgulho, criatividade e relacionamento interpessoal”, afirma.

Mudanças na carreira

Roberta Sadi revela que sair da zona de conforto com a viagem às Filipinas foi fundamental para a sua carreira.

“Foi um grande aprendizado de que resultados grandes e difíceis podem ser alcançados quando se tem um time altamente diverso, focado e motivado. Também ganhei uma nova perspectiva em relação a propósito, ao que realmente é importante e a como podemos ir muito além do que estamos acostumados na nossa rotina”, diz.

Já Vilma, que trabalha permanentemente com o projeto de voluntariado na capital paulista, conta que seu olhar para o futuro mudou ao conhecer as crianças e jovens atendidos na comunidade.

O voluntariado me permite entender que toda e qualquer situação sempre têm uma história por trás, e que, por pior que seja a situação do outro, ele está sempre aberto a aprender a como usar “a vara para pescar o peixe”. Isto é o voluntariado sustentável”, finaliza.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]