Universidade americana cria dispositivo que gera energia a partir da neve

Mecanismo instalado na sola do sapato pode gerar eletricidade. Alguns dispositivos já haviam sido inventados, mas todos precisavam da queda da neve

Por: - 2 meses atrás

energia

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, desenvolveram o primeiro dispositivo de energia baseado na carga de neve. Alguns geradores baseados na neve já haviam sido inventados, mas todos necessitavam da queda dela.

Até agora, de acordo com os engenheiros responsáveis pela invenção, a quantidade de energia ainda é pequena e não pode ser comparada com a energia gerada com painéis solares, por exemplo.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Como funciona?

Com o novo mecanismo, que pode ser instalado na sola de um sapato, por exemplo, apenas a neve em si é necessária. O dispositivo consiste em uma fina folha de plástico, que funciona como um nanogerador triboelétrico, que irá gerar eletricidade através da energia estática.

A neve é carregada positivamente enquanto o silicone é negativamente carregado e, portanto, recebe elétrons. Então, quando a neve resvala no silicone do dispositivo, que deverá estar instalado em uma superfície, a energia é produzida e capturada.

Esse dispositivo pode ser instalado em qualquer lugar, desde que a neve passe por ele, gerando assim a energia. “A energia estática acontece da interação entre um material que captura elétrons e outro que cede elétrons”, afirmou um dos autores do projeto, Richard Kaner, do Instituto de Nanosistemas da UCLA.

Além de poder gerar energia para lugares remotos ou fechados durante tempestades, a equipe responsável acredita que o projeto possa ajudar praticantes de esportes aquáticos a carregarem aparelhos como cronômetros e monitores de saúde durante competições. “Você separa as cargas e cria energia basicamente do nada”, completa Kaner.

Crédito: Divulgação

VEJA TAMBÉM: Startup cria cápsula biodegradável para armazenar água